Validade da Tributação em Relação à Monetização Auferida por Meio do Fornecimento Gratuito de Dados e do Desenvolvimento e Disponibilização Gratuitos de Programas e Aplicativos

Autores

  • Valter Moura do Carmo Universidade de Marília - UNIMAR
  • André Luís Cateli Rosa Universidade de Marília - UNIMAR

Palavras-chave:

ISS, Monetização, Regra-matriz, Construtivismo lógico semântico

Resumo

O presente artigo visa abordar a validade da tributação por meio da incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza "“ ISS tendo em vista a monetização auferida através dos serviços de fornecimento aparentemente gratuitos de informações, dados e cadastros dos usuários de sites e blogs, bem como em relação ao desenvolvimento e disponibilização de programas, sistemas e aplicativos, também de forma aparentemente gratuita. Para tanto, aborda as situações de monetizações mais comuns na atualidade, demonstrando que por muitas vezes são ocultas, de difícil mensuração. Desta forma, com o intuito de se verificar a validade da tributação em relação às situações levantadas, o presente estudo utiliza como sistema de referência o constructivismo lógico-semântico, que por meio da construção da regra-matriz de incidência do ISS possibilitará a verificação de validade em cada uma das situações fáticas através do preenchimento de seus critérios. Para tanto, vale-se do método dialético, por meio de confronto entre a teoria e a realidade, utilizando-se de pesquisas em livros, sites e artigos eletrônicos. Em conclusão, demonstra que nos casos de monetização oculta o preenchimento do critério quantitativo da regra-matriz de incidência do ISS pode ser feito por meio do arbitramento previsto no art. 148 do Código Tributário Nacional, trazendo na sequência as hipóteses em que é válida a comentada tributação e suas circunstâncias.

Biografia do Autor

  • Valter Moura do Carmo, Universidade de Marília - UNIMAR
    Doutor em Direito pela UFSC (2016), tendo realizado o doutorado sanduíche na Universidade de Zaragoza (Espanha) com bolsa do PDSE da CAPES e período de investigação na Universidade Federal da Paraíba - UFPB com bolsa do PROCAD da CAPES. Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR com período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Realizou estágio de pósdoutorado na Universidade de Marília - UNIMAR com bolsa do PNPD da CAPES. Professor Assistente Doutor da UNIMAR onde leciona nos cursos de graduação em Direito e Medicina, sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito. Diretor de relações institucionais do CONPEDi. Membro da Comissão de Estudo de Identificação e Descrição da ABNT. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Internacional e Direitos Humanos. Editor-Adjunto da Revista Argumentum (Marília) e da Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.
  • André Luís Cateli Rosa, Universidade de Marília - UNIMAR
    Doutorando em Direito pela Universidade de Marília, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília, onde leciona nos cursos de Pós-Graduação. Especialista em Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas. Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO. Assessor Jurídico do Banco do Brasil S/A, Advogado e Administrador.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos