REFLEXÕES SOBRE OS MODELOS TRADICIONAIS E O REFLEXIVO DE EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EFETIVIDADE DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Maria Cláudia da Silva Antunes de SOUZA Universidade de Alicante - Espanha
  • Cesar Luiz PASOL Universidade de São Paulo-USP

Resumo

RESUMO

O presente artigo científico tem como tema a Educação, o Ensino acrescido da Formação que possui um compromisso com o Bem Comum, sendo aqui destacado o comprometimento com a defesa, preservação e recuperação do Meio Ambiente. Desta forma, o objetivo geral é produzir um texto com a melhor qualidade científica sobre este assunto tão relevante para a atualidade: a Educação para a valorização devida do Ambiente. Justifica-se, assim, esta pesquisa, pois a humanidade necessita de consciência coletiva e de medidas corajosas e efetivas em prol da sanidade do Planeta e do Universo. Quanto à metodologia, na fase de investigação o método utilizado foi o indutivo, que é também a base do presente relatório de pesquisa. Na fase de tratamento de dados foi empregado o método analítico em conexão com o método histórico. A técnica da pesquisa bibliográfica forneceu o suporte instrumental investigatório. 

PALAVRA-CHAVE: Ecoalfabetização; Educação Ambiental; Ensino Tradicional; Sustentabilidade. 

 

ABSTRACT

The present scientific article has as its theme Education, that is teaching and training that has a commitment to the Common Good, being here highlighted the commitment with the defense, preservation and recovery of the Environment. In this way, the general objective is to produce a text with the best scientific quality on this subject so relevant for the present: Education for the proper valorization of the Environment. This research is justified, because humanity needs a collective conscience and courageous and effective measures for the health of the Planet and the Universe. As for the methodology, in the research phase the method used was the inductive one, which is also the basis of this research report. In the data treatment phase, the analytical method was used in connection with the historical method. The technique of bibliographic research provided the instrumental investigative support.

KEYWORDS: Ecological Literacy; Environmental education; Traditional Teaching; Sustainability.

Biografia do Autor

  • Maria Cláudia da Silva Antunes de SOUZA, Universidade de Alicante - Espanha
    Doutora e Mestre em "Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad" pela Universidade de Alicante - Espanha. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - Brasil, Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - Brasil. Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, nos cursos de Doutorado e Mestrado em Direito e na Graduação no Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: “Estado, Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidadeâ€, cadastrado no CNPq/EDATS/UNIVALI. Coordenadora do Projeto de pesquisa aprovado no CNPQ intitulado: “Possibilidades e Limites da Avaliação Ambiental Estratégica no Brasil e Impacto na Gestão Ambiental Portuária†(2013/2015). Coordenadora do Projeto de pesquisa aprovado através do Edital MCTI/CNPQ/UNIVERSAL 14/2014, intitulado "Análise comparada dos limites e das possibilidades da Avaliação Ambiental Estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor gestão ambiental da atividade portuária no Brasil e na Espanha" (2015/2017). Coordenadora do Projeto de pesquisa aprovado através da FAPESC - EDITAL 09/2015- intitulado "Limites e possibilidades da Avaliação Ambiental Estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor Gestão Ambiental da Atividade Portuária Catarinense". (2016/2018). Membro vitalício à Cadeira n. 11 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). 

    Membro da Comissão de Direito Ambiental do IAB (2016/2018). Advogada e Consultora Jurídica.

  • Cesar Luiz PASOL, Universidade de São Paulo-USP

    Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - Universidade de São Paulo-USP; Pós Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC; Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP; Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP ; Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina . Docente da UNIVALI nas disciplinas (1) Teoria do Estado e da Constituição e (2) Seminário de Metodologia da Pesquisa Jurídica, ambas no Curso de Doutorado e no Curso de Mestrado em Ciência Jurídica . Supervisor Científico dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência Jurídica da Univali. Consultor de Organizações nas áreas jurídica e axiológica. Advogado-OAB/SC 943. É pesquisador principalmente voltado aos seguintes temas: Ética; Teoria do Direito, do Estado e da Constituição; Teoria e Ciência Política.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Edição

Seção

Artigos