POR UMA REFORMA EDUCACIONAL EM FACE DA CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Pablo Jiménez SERRANO Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL
  • Regina Célia MARTINEZ Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Resumo

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo discutir as limitações do modelo educacional vigorante, que se sabe, em crise perante a atual sociedade da informação em desenvolvimento. Com base numa abordagem filosófico-doutrinária, discutem-se importantes conceitos presentes na pedagogia moderna, possibilitando, com isso, alertar acerca da necessidade de um projeto educacional que permita a inclusão dos jovens no contexto informacional em continua transformação. Investigam-se, assim, os fatores que incidem negativamente na concretização da cidadania e na realização de uma educação formadora, edificadora e socializadora. Conclui-se que a sociedade moderna exige uma educação que permita a formação da independência do intelecto e da consciência, aspecto que condiciona o acesso à informação e a edificação de valores morais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Sociedade da Informação; Cidadania; Inclusão social.

 

RESUMEN

El presente estudio tiene por objetivo discutir las limitaciones del actual modelo educacional que se sabe en crisis ante la actual sociedad da información en desarrollo. Con base en un abordaje filosófico-doctrinaria, se discuten importantes conceptos presentes en la pedagogía moderna, posibilitando, así, alertar acerca de la necesidad de un proyecto educacional que permita la inclusión de los jóvenes en el contexto informacional que en continua transformación. Se investigan, así, los factores que inciden negativamente en la no concretización de la ciudadanía y en la realización de una educación formadora, edificadora e socializadora. Se concluye que la sociedad moderna exige una educación que permita la formación de la independencia del intelecto y la consciencia, aspecto que condiciona el acceso a la información y la edificación de valores morales.

PALAVRAS-CHAVE: Educación; Sociedad de la Información; Ciudadanía; Inclusión social.

Biografia do Autor

  • Pablo Jiménez SERRANO, Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL

    Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Oriente, Cuba. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM.

  • Regina Célia MARTINEZ, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

    Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Direito e Mestrado em Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Professora  da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo (EPM). Membro efetivo da Comissão de Ensino Jurídico da OABSP. Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação – São Paulo. Vice-presidente da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

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