CIDADANIA, CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO: A TENSÃO, NO DIREITO, ENTRE PROMESSAS FORMAIS E AS DEMANDAS POR CONCRETIZAÇÃO

Autores

  • Enoque FEITOSA UFPB

Resumo

RESUMO

Uma concepção de cidadania e desenvolvimento historicamente situados, só adquire potencial heurístico se é na medida em que reconhecer indivíduos reais, em suas condições materiais de vida. Com isso, compreender o fenômeno jurídico, numa perspectiva que dê conta da premência de materializar direitos, demanda perceber que seu ponto de partida não pode se limitar ao sujeito imaginado pela concepção liberal das revoluções do século XIX, porque o direito contemporâneo não pode prescindir de seus novos contextos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cidadania e desenvolvimento; Concretização de direitos; Direitos Humanos.

RESUMEN

Una concepcion de ciudadania y desarrollo históricamente situadas, sólo adquiere potencial heurístico si y en la medida en que reconocen a los individuos reales en sus condiciones materiales de vida. Así, la comprensión del fenómeno jurídico en una perspectiva que de cuenta de la urgencia de su concretizacion, demanda la percepcion que su punto de partida no puede limitarse al sujeito imaginado por concepción liberal de las revoluciones del siglo XIX, ya que el derecho hoy no puede prescindir de estos nuevos contextos.

 

PALABRAS CLAVE: Ciudadanía y el desarrollo; Realización de los derechos; Derechos humanos.

Biografia do Autor

  • Enoque FEITOSA, UFPB

    Advogado, Mestre e Doutor em Direito. Doutor em Filosofia. Professor adjunto IV na UFPB, lecionando na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito e em Filosofia. Coordena o DINTER em direito entre UFPB e UFPI e o Projeto CAPES-AULP entre a UFPB e a Universidade Nacional Eduardo Mondlane, em Moçambique, do qual esse artigo é um dos desdobramentos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos