DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E REDES SOCIAIS DIGITAIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA POLÍTICA E DO DIREITO

Autores

  • Ana Claudia FARRANHA Universidade de Brasília – UnB
  • Viviane Silva SANTOS Universidade de Brasília – UnB
  • João Carlos REIS Universidade de Brasília – UnB
  • Leonardo Tadeu dos SANTOS Universidade de Brasília – UnB

Resumo

RESUMO

Esse artigo tem por objetivo apontar resultados da pesquisa "œAdministração Pública e Redes Sociais" e aprofundar algumas respostas em torno da questão: Qual o sentido da presença da Administração Pública nas Redes Sociais? Em que medida o uso do Facebook auxilia na construção de uma estratégia de participação popular? Para essa análise focalizaremos, principalmente, as percepções dos gestores de comunicação de Ministérios selecionados. São eles: O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG) e a Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) e a Controladoria Geral da União - CGU.  Metodologicamente, recorre-se a análise do conteúdo das entrevistas, o que  permite identificar elementos de uma visão que norteia o uso de redes sociais digitais, em especial o Facebook, como estratégia de comunicação adotada pelo governo brasileiro. Esta análise, além de procurar respostas para pergunta da pesquisa, auxilia  na identificação dos desafios que permitem pensar o lugar da participação nesse universo, bem como os caminhos  contemporâneos que se colocam para o Direito e a Política.

PALAVRAS-CHAVES: Redes Sociais Digitais; Participação Política; Política e Direito.

 

ABSTRACT

This article seeks to show some results about the Research "œPublic Administration and Social and Digital Networks". The main questions about the research were: what the meaning of the presence of Public Administration in the Social and Digital Networks? It is possible to ask about the use that Brazilian Government do on Facebook? This use is good for more participation in the politics? For have some answers about these questions, we have done 04 interviews with communication managers of these institutions: The Ministry of Agrarian Development (MDA), the Ministry of Planning and Budget (MPOG) and the Special Secretariat for Racial Equality Policies (SEPPIR) and the Comptroller General of the Union (CGU). For methodology, we use the content analysis. This method supports to identify some elements that are presents in the government view about the social and digital networks. In the end, we try to offer some answers the question of research. We try to analyze some challenges to more politics participation in the actuality and how these issues can have some dialogs with Law and Politics.

KEYWORDS: Social and Digital Network; Politics Participation; Law and Politics.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia FARRANHA, Universidade de Brasília – UnB

    Professora da Universidade de Brasília – UnB (Faculdade de Direito)

  • Viviane Silva SANTOS, Universidade de Brasília – UnB

    Graduada pela Universidade de Brasília - UnB (Faculdade de Planaltina – Curso Gestão Ambiental)

  • João Carlos REIS, Universidade de Brasília – UnB
    Graduado pela Universidade de Brasília – UnB (Faculdade de Planaltina – Curso Gestão do Agronegócio)
  • Leonardo Tadeu dos SANTOS, Universidade de Brasília – UnB

    Graduando pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Faculdade de Filosofia e ciência humanas/ Curso de Gestão Pública)

Downloads

Edição

Seção

Artigos