DEMOCRACIAS ELEITORAIS E CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE EMPIRICA A PARTIR DO RELATÓRIO FREEDOM IN THE WORLD 2016

Autores

  • Armando ALBUQUERQUE Centro Universitário de Joâo Pessoa (UNIPÊ)
  • Maria Aurea Baroni CECATO Centro Universitário de Joâo Pessoa (UNIPÊ)

Resumo

RESUMO

Este artigo pretende tratar a democracia e a cidadania de um ponto de vista meramente procedimental ou formal. Mais precisamente, ele pretende analisar a democracia e a cidadania a partir desta configuração na América Latina. O seu ponto de partida é uma distinção dicotômica entre democracia eleitoral e democracia liberal para daí deduzir as repercussões das mesmas na cidadania latino-americana. Além de um referencial teórico que contempla uma teoria empírica da democracia os dados aqui utilizados são oriundos do relatório Freedom in the World 2016.

PALAVRAS-CHAVE: Democracia; Cidadania; América Latina.



RESUMEN

 

 

En este artículo se propone abordar la democracia y la ciudadanía de un punto de vista meramente procedimental o formal. Más precisamente, se trata de analizar la democracia y la ciudadanía de esta configuración en América Latina. Su punto de partida es una distinción dicotómica entre la democracia electoral y la democracia liberal que se infiere de las repercusiones de los mismos en la ciudadanía de América Latina. Además de un marco teórico que incluye una teoría empírica de la democracia los datos utilizados provienen del informe Freedom in the World 2016.

 

 

PALABRAS CLAVE: Democracia; La ciudadanía; América Latina.

Biografia do Autor

  • Armando ALBUQUERQUE, Centro Universitário de Joâo Pessoa (UNIPÊ)

    Doutor em Ciência Política pela UFPE. Professor Permanente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Joâo Pessoa (UNIPÊ). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa Instituições da Democracia, do Estado de Direito e da Cidadania no Brasil e na América Latina (PPGCJ/UFPB/CNPq).

  • Maria Aurea Baroni CECATO, Centro Universitário de Joâo Pessoa (UNIPÊ)

    Doutora em Direito do Trabalho pela Unversité de Paris II – Panthéon Assas (França). Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Joâo Pessoa – PB e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Coordenadora do Grupo de Pesquisa – CNPQ: Trabalho e Desenvolvimento: influxos e dissensões (PPGCJ/UFPB/CNPq).

Downloads

Edição

Seção

Artigos