A QUESTÃO TERMINOLÓGICA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E O TRÂNSITO À MODERNIDADE

Autores

  • Marcos Leite GARCIA Universidade do Vale do Itajaí
  • Dirajaia Esse PRUNER Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o momento histórico chamado de trânsito à modernidade e suas influências para o futuro desenvolvimento dos  direitos fundamentais. Para melhor compreensão do tema, inicialmente, serão analisadas várias terminologias e conceitos utilizados para nominar o fenômeno dos direitos fundamentais. Em seguida, passar-se-á a analisar o momento histórico chamado de trânsito à modernidade, do qual se compreende que surgiram os germes dos atuais direitos fundamentais.

Palavras chave: Direitos fundamentais; Terminologia; Trânsito à Modernidade.

RESUMEN

El presente artículo tratará del momento histórico llamado tránsito a la modernidad y sus influencias a la comprensión del futuro desarrollo de los derechos fundamentales. Para entender mejor el tema, se analizará diversas terminologías y conceptos que se utilizan para designar el fenómeno de los derechos fundamentales. A continuación se va a examinar el momento histórico llamado tránsito a la modernidad, donde se entiende que surgió el germen de los actuales derechos fundamentales.

Palabras claves: Derechos fundamentales; Terminología; Tránsito a la Modernidad.

 

 

Biografia do Autor

  • Marcos Leite GARCIA, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – Cursos de Mestrado e Doutorado – e da graduação em Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre Direitos Fundamentais. E.mail: [email protected]

  • Dirajaia Esse PRUNER, Universidade do Vale do Itajaí

    Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), Pós Graduada em Nível deAperfeiçoamento pela Escola da Magistratura Trabalhista e Pós-Graduação em Direito do Trabalho da 12. Região (2001). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). É professora e responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí, Unidade Kobrasol. E-mail:[email protected].

Downloads

Edição

Seção

Artigos