METODOLOGIAS INOVADORAS: UMA NOVA REALIDADE QUE DESAFIA A EFETIVIDADE DO DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E ENCONTRA LIMITE NA CIDADE INTELIGENTE (IDEAL)

Autores

  • Regina Vera VILLAS BÔAS PUC/SP
  • Zeima Da Costa Satim MORI UNISAL-Centro Universitário Salesiano

Resumo

RESUMO

O presente texto foi escrito inspirado no tema "œNovas Tecnologias" propostopor um dos Grupos de Trabalho (GT-10) do XXIV Encontro Nacional do CONPEDI, que recepciona os artigos inseridos na temática "œDireito, Constituição e Cidadania: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio", a ser realizado nos dias 03 e 06 de junho de 2015, em Sergipe.Aborda as novas maneiras de ensino-aprendizagem no âmbito acadêmico, partindo do pressuposto de que é emergente uma notória transformação cultural, notadamente das Instituições de ensino, dos docentes e dos discentes, em razão do crescimento tecnológico contemporâneo. Observa-se que os modelos convencionais e tradicionais de exposição de aulas e de aplicação das avaliações realizados pelas Instituições, estão sendo superados pelas práticas de hodiernas metodologias ativas, as quais objetivam agregar ao aluno conhecimento, praticidade e desenvolvimento de habilidade para sua inserção no mercado de trabalho. As metodologias inovadoras tendem a contribuir para as novas exigências da própria sociedade, desafiando os docentes, como mediadores do conhecimento, a interagirem com os discentes, que participam como agentes do próprio processo educativo de ensinagem-aprendizagem. Ao contexto das metodologias inovadoras, traz-se considerações sobre as novas tecnologias, a partir da compreensão da cidade senciente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Metodologias Inovadoras; Aprendizado Ativo; Professor Mediador; Conteúdo e Competências; Mercado de Trabalho;Avaliação Gradual; Cidade senciente.

 

ABSTRACT

This paper was written by inspired the "New Technology" subject Suggested by one of the Working Groups (WG -10) of the XXIV CONPEDI's National Meeting, Which includes papers related to the "Law, Constitution and Citizenship: contributions to Achieve the Millennium Development Goals of AIMS" that will be held on June 03 and 06, 2015 in Sergipe. It deals with new ways for teaching -learning at the scholastic sphere, assuming that is emergent cultural transformation notorious, specially education institutions, teachers and students, due to the contemporary technological growth. It is observed that tradition models class exposition and evaluations made by these institutions, are getting overcome by modern methodological active practices, which aim add knowledge, practicality and development abilities to the students at the labor market insertion. The innovative methodologies trend to contribute for the society new requirements, defying teachers, the knowledge mediators, to interact with the students, which take part like agents of their own educational learning / teaching process.The context of innovative methodologies, brings up consideration of new technologies, from the understanding of the sentient city.

 

KEWORDS:  Innovative Methodologies; Learning Active; Facilitator; Content and Skills; The Labor Market; Gradual Evaluation; Sentient City.

 

Biografia do Autor

  • Regina Vera VILLAS BÔAS, PUC/SP

    Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Graduada, Mestre e Doutora em Direito Civil pela PUC/SP. Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora nos Programas de Graduação e de Pós-graduação lato e stricto sensu na PUC/SP. Pesquisadora do Projeto de Pesquisas de Direito Minerário (convênio PUC/SP e VALE), coordenando as Pesquisas sobre as “cavidades naturais subterrâneasâ€. Professora e Pesquisadora no Programa de Mestrado em Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos no Centro Universitário Salesiano/SP, integrando o Grupo de Pesquisas “Minorias, discriminação e efetividade de direitos†e o Observatório de Violência nas Escolas (UNESCO/UNISAL). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

  • Zeima Da Costa Satim MORI, UNISAL-Centro Universitário Salesiano

    Mestranda no Programa de Mestrado em Direito, pelo UNISAL-Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UE de Lorena/SP.Graduada em Direito pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (1998). Advogada e atuante pelo Convênio da Assistência Judiciária, nas áreas Cível e Infância (1999). Assistente Jurídico no Núcleo de Prática Jurídica do Unisal, U-E de Lorena/SP, com experiência em Direito de Família e Direito do Consumidor (2001). Pós Graduada lato sensu pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo, em Direito Processual Civil (2003). Vice-Presidente da OAB/SP, Subseção de Cachoeira Paulista (gestão 2010/2012). Formação Docente, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2012). Pós Graduada lato sensu em Direito Tributário: Material e Processual, pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2012/2013). Comissão da Mulher Advogada, junto à OAB/SP (2013). Docente nas disciplinas de Prática Trabalhista, Prática Forense, Ética Profissional, Processo Civil e Teoria Geral do Processo, no Unisal, UE de Lorena (2014).

Downloads

Edição

Seção

Artigos