A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier”

Autores

  • Anna Rachel Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo – FFLCH – DLM

Palavras-chave:

Gênero textual, Artefato, Instrumento, Desenvolvimento profissional

Resumo

Desde a divulgação dos PCNs de Língua Portuguesa (1998), a prescrição de que o ensino das atividades de produção e leitura de textos deveria tomar os gêneros textuais como unidades de ensino gerou uma grande proliferação de pesquisas e publicações. Entretanto, elas se centraram, sobretudo, na relação entre o ensino de gêneros e o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, sem levar em conta o possível desenvolvimento do próprio professor que adota o trabalho com gêneros em seu contexto de ensino. Assim, neste artigo, temos por objetivo apresentar e discutir nossa concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar na atividade de trabalho docente e sobre o desenvolvimento pessoal do próprio professor, assim como para a evolução de seu “métier”. Para alcançar esse objetivo, apoiamo-nos em pressupostos teóricos desenvolvidos no quadro da psicologia vigotskiana, principalmente no que se refere à distinção entre artefatos e instrumentos e de sua relação com o desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

  • Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo – FFLCH – DLM
    Professora doutora, Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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Publicado

2011-03-17