Discurso pedagógico eletrônico: os modos de interação discursiva na aula virtual em contraste com a aula presencial

Autores/as

  • Gustavo Daniel Constantino

Palabras clave:

Interação, Aula, Ensino, Internet, Fórum, Bate-papo

Resumen

O discurso eletrônico, em contextos de ensino-aprendizagem on-line, é entendido por muitos como análogo ao discurso de aula presencial. Tal analogia, contudo, não implica nem transparência nem equivalência, motivo pelo qual, neste ensaio, procuramos apontar e discutir as características do discurso didático electrônico nas modalidades mais freqüentes dos programas de ensino da web: os fóruns e os chats. Nessa discussão recorremos ao enfoque teórico-metodológico da análise do discurso de orientação funcional-pragmática. Os fóruns mostram diferentes estruturas didáticas que variam significativamente entre si e e em relação a seus possíveis analogados presenciais, cumprindo diferentes funções didáticas, de acordo com as particularidades discursivas que são descritas e exemplificadas no presente trabalho. Com relação aos chats, as análises lingüístico-discursivas efetuadas mostram a dificuldade em se manter diálogos ordenados, nos quais se realizem intercâmbios comunicativo-compreensivos autênticos e profundos. Diferentemente dos diálogos de aula presencial, os chats requerem um cuidadoso plano, no qual o tutor deve ser capaz de antecipar os textos que os participantes escrevem.

Publicado

2010-09-29

Número

Sección

Artigos