O princípio funcional/cognitivo da estrutura da informação em textos: pressões discursivas e mecanismos sintáticos para aprendizes de inglês como L2
Keywords:
Tema e rema, Dado e novo, DiscursoAbstract
Este trabalho apresenta resultados de um estudo realizado com a finalidade de se investigar o grau de percepção da estrutura temática da oração (tema e rema) e da estrutura informacional de um texto (elementos dados e novos) por aprendizes brasileiros de língua inglesa. O estudo tem por embasamento teórico os princípios da linguística funcional-cognitiva, relativos à maneira através da qual o discurso influencia as escolhas linguísticas gramaticais (HALLIDAY, 1985; CHAFE, 1995). O corpus da pesquisa consistiu de uma série de exercícios que foram aplicados a estudantes de graduação em Letras, com habilitação em Inglês, de uma Universidade Federal no Brasil. Os resultados lançam luz sobre o fato de que esses aprendizes não estão ainda muito cientes de vários processos envolvendo arranjos gramaticais e o fluxo do discurso, da mesma forma que também não percebem muito bem como a gramática pode impactar a intenção comunicativa de um texto escrito.Downloads
Published
2015-10-22
Issue
Section
Research article