Por uma teoria de conciliação de metas: hipóteses abdutivas antefactuais e modelação proativa

Authors

  • Fábio José Rauen

Keywords:

Pragmática Cognitiva, Teoria da Relevância, Teoria de Conciliação de Metas, Modelação Proativa de Metas, Hipóteses Abdutivas Antefactuais

Abstract

Fundamentado na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/1995), apresenta-se neste artigo uma arquitetura descritiva e explanatória para a formulação e a avaliação de hipóteses abdutivas em contextos proativos, a ser denominada de Teoria de Conciliação de Metas, alegando que o indivíduo produz uma inferência para a melhor solução nestes casos. O texto expõe o modelo conceitual em quatro estágios – projeção de meta e formulação, execução e checagem de hipótese antefactual – ilustrando-o com um exemplo no qual um indivíduo pretende abrir uma porta chaveada. Em seguida, avaliam-se processos de auto e heteroconciliação de metas conforme contextos formados por cinco categorias de hipóteses abdutivas antefactuais: categóricas, bicondicionais, condicionais, habilitadoras e tautológicas.

Author Biography

  • Fábio José Rauen
    Coordinator and professor of the Graduate Program in Language Sciences at University of Southern Santa Catarina – UNISUL, Brazil. PhD in Letters/Linguistics at Federal University of Santa Catarina – UFSC, Brazil.

Downloads

Issue

Section

Research article