O que as palavras significam é uma questão do que as pessoas querem dizer com elas

Authors

  • Tim Wharton

Keywords:

Associacionismo, Aquisição, Teoria da Mente, Pragmática Natural, Leitura de Mente

Abstract

Este artigo considera até que ponto a aquisição do léxico é um exercício de uma capacidade associacionista, de uma capacidade geral de leitura de mente ou de uma capacidade especificamente pragmática. Presta-se especial atenção ao papel que os fenômenos comunicativos naturais – direção do olhar, expressão facial, tom de voz, etc. – desempenham na aprendizagem de palavras, e à questão de como esses comportamentos poderiam ser incluídos dentro de uma teoria pragmática. Além de esboçar algumas direções possíveis de investigações futuras sobre a pragmática de aquisição do léxico, eu sugerirei, em função das recentes investigações em pragmática lexical fundamentada na teoria da relevância, que há paralelismos interessantes a serem traçados entre os processos que estão ativos na aquisição do léxico e os que estão ativos na compreensão de adultos.

Author Biography

  • Tim Wharton
    Senior Lecturer in Linguistics at University of Brighton, England. PhD in Linguistics, University College London, England.

Downloads

Issue

Section

Research article