A fúria do Führer: um estudo das estratégias discursivo-pragmáticas presentes num “viral” do Youtube

Autores

  • Júlio César Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Rafael Rodrigues da Costa

Palavras-chave:

Cena enunciativa, Pressuposição, Web 2.0, Viral, Adolf Hitler

Resumo

Algumas teorias sobre pressuposição (STRAWSON, 1952; KEENAN, 1971) em enunciados e sobre cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2008) são revisitadas neste artigo, cujo objetivo é identificar como e onde os pressupostos pragmáticos aparecem num corpus composto de quatro vídeos postados no repositório Youtube. Tais vídeos são parte de um fenômeno viral da internet e reproduzem uma mesma cena do filme alemão A Queda, acrescendo a ela legendas em que o conteúdo original do filme dá lugar a diálogos sobre temas contemporâneos. A análise nos autoriza a concluir que a figura de Adolf Hitler, principal personagem do trecho de filme reproduzido, passa por uma mudança de cenas enunciativas englobantes e genéricas, a partir da qual é possível reinseri-lo em determinados contextos. Daí emergem pressuposições que ora o satirizam, ora o ridicularizam.

Biografia do Autor

  • Júlio César Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Análise do Discurso e Linguística Textual. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros digitais, letramentos na web, EaD, convergência de mídias e hipertexto. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB).
  • Rafael Rodrigues da Costa
    Universidade Federal do Ceará/Faculdade Estácio do Ceará. Doutorando em Linguística pela UFC e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Ceará. Mestre em Linguística pela UFC.

Downloads

Publicado

2011-10-25

Edição

Seção

Artigos