Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita

Autores

  • Débora de Carvalho Figueiredo
  • Adair Bonini

Palavras-chave:

Discurso, Gênero textual, Produção textual, Ensino, Discursos sobre a escrita

Resumo

Este artigo investiga as concepções sobre o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica, a partir das respostas a um questionário sobre esse tema respondido por um grupo de alunos de mestrado, após terem participado de uma oficina de produção textual acadêmica escrita. A análise baseou-se no trabalho de Ivani? (2004) a respeito dos discursos sobre o ensino da produção escrita na escola. Através da análise dos questionários, pudemos constatar, na fala dos alunos, traços da pedagogia de letramento em gêneros e de uma visão social do discurso. Os resultados indicam uma contribuição da experiência de ensino no sentido de familiarizar os mestrandos com a noção de escrita como prática social inserida dentro de uma comunidade discursiva, mas também que eles ainda estão no estágio de membros periféricos nessa comunidade.

Downloads

Publicado

2010-10-04