Circuito de gêneros: atividades significativas de linguagem para o desenvolvimento da competência discursiva

Autores

  • Marcos Baltar
  • Fabiele Stockmans de Nardi
  • Luciane Todeschini Ferreira
  • Maria Eugênia Gastaldello

Palavras-chave:

Ensino, Estratégia, Gênero textual, Atividade de linguagem, Competência discursiva

Resumo

Este estudo, que tem como base conceitual o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo, é fruto da análise de atividades de sala de aula que vêm sendo sistematizadas no projeto de pesquisa-ação UCS-PRODUTORE, cujo propósito é investigar a natureza da formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa. O principal objetivo desse artigo é discutir a potencialidade do trabalho com a ensinagem de diversos gêneros textuais que circulam em diferentes ambientes discursivos da sociedade, extrapolando a dimensão exclusivamente escolar, por meio de uma atividade didático-pedagógica denominada Circuito de Gêneros, a qual busca desenvolver nos usuários da língua a sua competência discursiva.

Downloads

Publicado

2010-10-04