EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE E DISCURSO CIENTÍFICO SOBRE DEFICIÊNCIA:

UMA SAÍDA INTERSECCIONAL

Autores

Palavras-chave:

Deficiência, Filosofia da educação, Discurso científico, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

O artigo explora a concepção de sujeito da modernidade filosófica em sua relação com o discurso científico sobre a deficiência e suas consequências para a inclusão escolar. Perspectivas contemporâneas sobre a educação inclusiva apontam a necessidade de questionar os fundamentos modernos e eurocentrados da exclusão e a desconsideração de aspectos interseccionais na análise dos sujeitos público-alvo das políticas. A persistência de uma compreensão desligada de aspectos culturais, sociais e políticos na consideração da subjetividade de pessoas com deficiência evidencia um campo colonizado por um ideal de sujeito com base moderna iluminista, o que contribui para a perpetuação de discursos estigmatizantes fundamentados na noção de anormalidade.

Biografia do Autor

  • André Luís de Souza Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

    Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutor e Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Filosofia.

  • Guilherme Mautone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Diretor Cultural do Remanso - Instituto Cultural (Porto Alegre, RS). Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS. Doutor, Mestre e Bacharel em Filosofia pela UFRGS.

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Publicado

2024-04-27

Edição

Seção

Artigos