Bases teóricas para o ensino da escrita

Autores

  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Fundamentos Teóricos, Ensino, Escrita

Resumo

Este trabalho estabelece parâmetros teóricos para a elaboração de conceitos de trabalho para o ensino da escrita (STREET, 2009), partindo da relação entre as perspectivas etnográfica e discursiva, mas fixando-se nesta última. Busca-se, em síntese, estabelecer parâmetros para a elaboração de conceitos de trabalho que não dissociem reflexão linguística (fundada no funcionamento da língua, do texto e do discurso) e reflexão sobre a escrita e seu ensino. A finalidade visada no ensino da escrita é fazer com que os conceitos de trabalho, aplicáveis em sala de aula, sejam permeáveis às diferentes situações da prática didática criadas pelos diferentes sujeitos nela envolvidos. A expectativa é que, assim elaborados, à medida que se fundamentem em parâmetros teóricos explícitos para o tratamento das questões de escrita, se distanciem da prática mais comum, que fixa modelos para reprodução.

Biografia do Autor

  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Universidade de São Paulo
    Professor Associado, Pesquisador CNPq, Livre-docente em Linguística Aplicada

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Artigos de pesquisa