A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis

Autores

  • Luciane Kirchhof Ticks
  • Eliseu Alves da Silva
  • Maísa Helena Brum

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa socialmente situada, Formação continuada de professores, Representações de ensinar e aprender

Resumo

Este artigo discute o processo reflexivo desenvolvido com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública de Santa Maria (RS) durante a realização de um programa de formação continuada. Esse processo foi configurado e implementado dentro de uma perspectiva colaborativa de investigação (MAGALHÃES; FIDALGO, 2008), tomando como ponto de partida as necessidades e especificidades dos participantes (da escola pública). Os resultados da análise destacam que o trabalho desenvolvido na escola permitiu a reconfiguração não apenas das representações de ensinar e aprender dos participantes, como também a constituição de novas identidades de professores, além de subsidiarem futuras pesquisas de nosso grupo em outros contextos escolares.

Biografia do Autor

  • Luciane Kirchhof Ticks
    Professora Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Laboratório de Leitura e Redação (LabLer) e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eliseu Alves da Silva
    Mestrando do Programa de Pós-graduação do Curso de Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES e membro do Laboratório de Leitura e Redação.
  • Maísa Helena Brum
    Mestranda do Programa de Pós-graduação do Curso de Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Leitura e Redação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa