AUTORIA DE MULHERES E DESIGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Androcentrismo, Pensamento latino-americano, Estudos críticos do discurso

Resumo

Neste artigo, toma-se como dado discursivo a ementa e a bibliografia obrigatória de planos de ensino superior, visando contribuir ao debate sobre assimetrias de gênero na divulgação de conhecimento científico. A abordagem se insere nos estudos críticos discursivos de práticas institucionalizadas, cotidianas e naturalizadas que reafirmam desigualdades sociais no campo acadêmico. A proposta teórico-metodológica baseia-se nos conceitos de androcentrismo, despatriarcalização, paridade de gênero e pensamento latino-americano. Considerando o conceito básico de gênero situado, utilizam-se as categorias analíticas de léxico, interdiscursividade e intertextualidade. Como resultado, mapeiam-se formas de manutenção da primazia masculina e da sub-representação de mulheres, além de subordinações do gênero acadêmico ao burocrático.

Biografia do Autor

  • Dra. Elizabeth del Socorro Ruano-Ibarra, Universidade de Brasília (UnB)

    Professora visitante do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas da UnB. Doutora em Ciências Sociais. Pesquisadora da Corporación Universitária Autónoma del Cauca. Coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero – GREIG. Membra do Comitê Gestor do INCT Caleidoscópio. Pesquisadora do CNPq (PQ2). 

  • Dra. Viviane de Melo Resende, Universidade de Brasília (UnB)

    Professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade). Presidenta da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Coordenadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC). Coordenadora do INCT Caleidoscópio. Pesquisadora do CNPq (PQ1D). 

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos