COMPARISON OF RESULTS FROM TWO DIFFERENT LEAKAGE MODELS TO EVALUATE THE APICAL SEALING OF ENDODONTIC MATERIALS

Authors

  • Taynara Santos Goulart Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Antunes Bortoluzzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria Hecke Alves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea de Lima Pimenta Université de Cergy-Pontoise
  • Roberto Ferreira de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Josiane de Almeida Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/jrd.v9e520211-6

Keywords:

Dental Leakage. Enterococcus faecalis. Glucose.

Abstract

Introdução: os métodos utilizados para avaliar o selamento apical de materiais obturadores de canais radiculares apresentam algumas limitações e grande variabilidade de resultados pode ser observada. Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar, em modelo de apicificação ex vivo , os resultados dos testes de infiltração bacteriana e de glicose, comunicados em tampões apicais de agregado de trióxido mineral (MTA). Materiais e Métodos: Sessenta segmentos radiculares (12mm) foram divididos aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n = 30): G1) MTA; G2) MTA + solução salina tamponada com fosfato intracanal. Metade das responsáveis de cada grupo foi submetido ao teste de infiltração bacteriana com E. faecalispor 70 dias. A outra metade foi submetida ao teste de vazamento de glicose sob pressão (103KPa) por 60 min. Os resultados dos dois testes foram comparados com base no número de corpos de prova que vazamento. Os dados foram obtidos pelo teste de Fisher (p <0,05). Resultados: Não houve diferença entre os testes para os dois grupos importantes (p> 0,05). Conclusão: Os resultados do presente estudo ex vivo demonstraram que não houve diferença entre os métodos de avaliação de vazamento de glicose e bactérias, dentro dos parâmetros do presente estudo e independentemente das limitações.

Author Biographies

  • Taynara Santos Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

    DDS, Mestrando em Endodontia, Departamento de Endodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

  • Eduardo Antunes Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

    DDS, MSc, PhD, Professor Associado de Endodontia, Departamento de Endodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

  • Ana Maria Hecke Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

    DDS, MSc, PhD, Professor Associado de Endodontia, Departamento de Endodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

  • Andrea de Lima Pimenta, Université de Cergy-Pontoise

    Maitre de Conférence, Departamento de Biologia, Université de Cergy-Pontoise, França.

  • Roberto Ferreira de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina
    PharmD, MSc, PhD, Professor Associado de Análises Clínicas, Departamento de Análises Clínicas, Escola de Farmácia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Josiane de Almeida, Universidade do Sul de Santa Catarina

    DDS, MSc, PhD, Professor Associado de Endodontia, Departamento de Endodontia, Faculdade de Odontologia, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC, Brasil.

Downloads

Published

2022-03-10

Issue

Section

Articles