GESTÃO DE PESSOAS: EXPERIÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e3201997-129

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Setor público, Boas práticas de gestão.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar e analisar as tendências da gestão de pessoas no setor público, para o qual foram realizadas entrevistas em cinco organizações públicas sediadas em Porto Alegre. Utilizando-se a análise de conteúdo, sistematizou-se as ‘boas práticas’ encontradas em oito categorias: acompanhamento, avaliação de desempenho, capacitação, cargos e salários, desenvolvimento de lideranças, estrutura do Recursos Humanos, programas e planejamento de pessoal, sendo capacitação a categoria mais citada. A revisão de literatura e o estudo de caso demonstraram que as peculiaridades do setor público não impedem sua modernização em relação à gestão estratégica de pessoas.

Biografia do Autor

  • Martha Marques Rahn, Centro Universitário Ritter dos Reis
    Administradora com MBA em Gestão de Pessoas (UniRitter). Professional & Self Coach (Instituto Brasileiro de Coaching). Analista de Recursos Humanos na Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB.
  • Lilian Weber, Karriere - Assessoria em Desenvolvimento de Carreiras
    Psicóloga, Doutora e Mestre em administração com ênfase em Gestão de Pessoas (UFRGS). Sócia da empresa Karriere - Assessoria em Desenvolvimento de Carreiras.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Artigos Científicos