DIAGNÓSTICO MERCADOLÓGICO NO SETOR DE VIDEO LOCADORAS: ESTUDO NA GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina
  • Mara Cristine Kich Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina
  • Edson Roberto Scharf Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-Graduação em Administração, Blumenau, Santa Catarina - Brasil
  • Karina Ramos Wagner Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Lenoir Hoeckesfeld Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v9e12016265-292

Palavras-chave:

Marketing de varejo, Diagnóstico mercadológico, Análise da situação de marketing, Análise setorial, Setor de vídeo locadoras.

Resumo

O setor de vídeo locadoras enfrenta graves ameaças de mercado. O presente estudo avalia a situação de marketing desse setor na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Pesquisa descritiva, quantitativa e na forma de levantamento de campo foi realizada com 26 vídeo locadoras. Os resultados confirmam que o setor está em declínio e que as principais ameaças são: a intensidade da pirataria, o download gratuito de filmes pela Internet, as vídeo locadoras virtuais, a televisão por assinatura, o uso da Internet/redes sociais pelos consumidores e a redução da demanda. O estudo contribui para ampliar os conhecimentos sobre a situação do setor no Brasil.

Biografia do Autor

  • Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina

    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, SC - Brasil - [email protected]

  • Mara Cristine Kich, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina

    Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina e professora dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Faculdades Borges de Mendonca, Florianópolis, SC - Brasil - [email protected]

  • Edson Roberto Scharf, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-Graduação em Administração, Blumenau, Santa Catarina - Brasil

    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento na área de Marketing pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC – Brasil – [email protected]

  • Karina Ramos Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Aluna do curso de graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, SC - Brasil - [email protected]

  • Lenoir Hoeckesfeld, Universidade do Sul de Santa Catarina, Unidade Centro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, Santa Catarina
    Aluno do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, SC - Brasil - [email protected]

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Publicado

2016-05-05

Edição

Seção

Artigos Científicos