Desempenho percebido: uma análise da satisfação de ouvintes de uma emissora de rádio de difusão comunitária

Autores

  • Rafael dos Santos
  • Simone Sehnem
  • Luiz Alberto Cordioli
  • Clarissa Carneiro Mussi

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v6e3201379-104

Palavras-chave:

Satisfação, Prestação de serviços, Desempenho percebido, Pesquisa de marketing.

Resumo

O nível de satisfação dos ouvintes de uma emissora de rádio está relacionado ao desempenho percebido do serviço e à proporção em que este desempenho atende suas necessidades. Com base neste pressuposto, o propósito deste artigo consiste em analisar a satisfação dos ouvintes da Rádio Termal FM, situada no município de Santo Amaro da Imperatriz - Santa Catarina. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem quantitativa. Entrevistas estruturadas foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram selecionados via amostragem não probabilística por tráfego, totalizando 400 entrevistas com 95% de confiabilidade e margem de erro máxima de 5%. Constatou-se que 49,5% dos entrevistados escutam a rádio no período entre 01 e 06 anos, caracterizando um ouvinte “fiel”. Dos 400 entrevistados, 26% ouvem a rádio de duas a três vezes por semana. A maioria dos ouvintes está satisfeita com a sintonia da rádio, sendo que 78,50% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o sinal. O programa de maior preferência dos ouvintes é o Show da Manhã, no qual é veiculado o maior número de informações e notícias da cidade. O número de entrevistados que preferem a música sertaneja é expressivo, 38,29% do total, entre várias opções de estilo musical. Os entrevistados mostram-se satisfeitos com o quesito diversificação musical, apresentando um resultado de 64,75%. Portanto, os indicadores obtidos pela realização desta pesquisa evidenciam que a emissora pesquisada presta um serviço que atende às expectativas do público.

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Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Artigos Científicos