Comunicação e construção do significado em mudanças organizacionais planejadas

Autores

  • Tindyua de Moraes Nogueira IAG/PUC-Rio
  • Patricia Amelia Tomei IAG PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v6e22013175-214

Palavras-chave:

Mudança Organizacional. Comunicação Organizacional. Resistência à Mudança. Construção do Significado. Identidade Organizacional

Resumo

Muitos pesquisadores e gerentes têm se empenhado na busca pela descoberta dos fatores que afetam o sucesso dos processos de mudança organizacional. Um dos fatores mais apontados na literatura sobre esse tema diz respeito à “resistência” à mudança por parte de alguns atores organizacionais, em especial os pertencentes aos níveis hierárquicos mais baixos. Mas como será que esses indivíduos percebem a si mesmos e aos outros em um processo de mudança organizacional? Como eles percebem o conteúdo e o gerenciamento da mudança? Qual o papel da comunicação nesse contexto? O presente trabalho contribui para um melhor entendimento sobre o processo de construção do significado para indivíduos e grupos em mudanças organizacionais planejadas e sua relação com a comunicação e os aspectos comportamentais apresentados por eles. Para tanto, foi conduzido um estudo de caso em uma empresa estatal brasileira que estava passando por um processo de intervenção organizacional na área de Tecnologia da Informação: implantação de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos e do fluxo de trabalho. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos empregados da base e na observação-participante dos pesquisadores, utilizando-se, para tanto, o método Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005), cuja adoção justifica-se pelo alto grau de envolvimento do autor com o projeto em estudo. Os resultados comprovam que a mudança organizacional é sensível ao aspecto relacional e temporal e que a ação e o comportamento humano devem ser considerados como frutos da comunicação e fator determinante na construção dos significados e das identidades individuais e coletivas.

 

Biografia do Autor

  • Tindyua de Moraes Nogueira, IAG/PUC-Rio

    Possui graduação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é analista em ciência e tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento em Ciência e Tecnologia.

  • Patricia Amelia Tomei, IAG PUC-Rio
    Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), doutorado em doutorado sandwich - New School for Social Research (1986) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/IAG desde 1979. Foi pesquisadora e professora visitante no exterior da Université Jean Moulin de Lyon (1995),da Ecole des Hautes Etudes Commerciales (HEC) de Montreal (1993), École Superieure des Affaires da Université de Sciences Sociales de Grenoble (1996,1992,1990); da Rissho University de Tóquio (1988), da Florida International University (1994) e da Graduate School of Urban Professions, Department of Management and Human Resources da New School for Social Research (1989). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, mudança organizacional, recursos humanos, desempenho organizacional. Publicou vários artigos no Brasil e no exterior e os seguintes livros: Cultura Organizacional e Privatização: A Dimensão Humana, com Marcelo L. Braunstein (Makron Books,1993), Inveja nas Organizações , (Makron Books, 1994) , Invidia en las Empresas (McGraw Hill México, 1994), Gestão Participativa (CDRom - CELTEC,1995), Sedução dos Modismos com Adriana Lerner ( Makron Books, 1998;Cultura e Mudança Organizacional; (organização, Editora PUC-Rio,2008);Cultura Empreendedora;com Giuseppe Russo e Carla Bottino (Office Book,2008)

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Artigos Científicos