"DESCUBRA NUTELLA": LA PERSONALIDAD DE LA MARCA BAJO LA ÓSTICA DE LOS CONSUMIDORES

Autores/as

  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Rita de Cássia Arantes Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e22019228-249

Palabras clave:

Personalidad de la marca, Personalidad percibida, Personalidad deseada, Nutella, Los consumidores.

Resumen

El objetivo del trabajo es comprender la percepción de los consumidores en cuanto a la personalidad de la marca Nutella estableciendo una relación entre la personalidad percibida y la personalidad deseada. Se utilizó un cuestionario compuesto por las cinco dimensiones de la personalidad de la marca, totalizando 316 cuestionarios válidos. Los datos fueron sometidos al Test t pareado y análisis de clusters. También se realizó recolección de informaciones oficiales, disponibilizadas por la marca Nutella, estudiadas por el análisis de contenido. Como resultados, las dimensiones Credibilidad y Sofisticación son las que mejor describen la personalidad de la marca Nutella. La personalidad deseada por la marca tangencia las dimensiones "Credibilidad, Sofisticación y Diversión".

Biografía del autor/a

  • Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, e membro do Grupo de estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM). É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2016), na linha de pesquisa Organização e Mudança, onde estudou uma abordagem da Integração Interfuncional entre Marketing, Logística e Produção. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) (2013). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (2016-2017), onde lecionou as disciplinas de Marketing, Logística e Teorias da Administração.
  • Rita de Cássia Arantes, Universidade Federal de Lavras
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras, atua no Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação - GEREI. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (2016).
  • Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras
    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). 

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Publicado

2020-04-23

Número

Sección

Artigos Científicos