COMPETENCIAS DEL BIBLIOTECARIO EN EL TRABAJO EN BIBLIOTECA UNIVERSITARIA DE UNA INSTITUCIÓN PÚBLICA: IMPLICACIONES DE LAS DIMENSIONES INTERDISCIPLINARES Y DE LA SUBJETIVIDAD

Autores/as

  • Luhilda Ribeiro Silveira Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e020183-29

Palabras clave:

Gestión de unidades de información, Biblioteca universitária, Gestión de personas, Competencia.

Resumen

Se presentan consideraciones acerca de las competencias del bibliotecario en el trabajo en una biblioteca universitaria de una institución pública de enseñanza. Se parte de la perspectiva pautada en la acción en el trabajo, donde competencia es considerada una acción que se expresa en el contexto donde es demandada. Se realizó investigación documental e investigación de campo, en la biblioteca central del Núcleo de Bibliotecas de la UFMA. El análisis de datos se basó en el análisis de contenido, cuyas categorías base fueron: grupos de trabajo; situaciones complejas; y dimensiones de la competencia. Se destaca la importancia de la dimensión del sentido del trabajo, y de la interdisciplinaridad en la expresión de las competencias en el trabajo en una biblioteca universitária e aún interconexiones entre: saber, poder actuar, y querer actuar.

Biografía del autor/a

  • Luhilda Ribeiro Silveira, Universidade Federal do Maranhão
    Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Bibliotecária do Núcleo Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão.
  • Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Escola Superior de Administração Gerencial da Universidade do Estado de Santa Catarina e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referencias

ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção do conhecimento e a origem das bibliotecas. In: Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005, p. 29-43.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BICALHO, Lucinéia Maria; OLIVEIRA, Marlene. Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade e a pesquisa em ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 32, p. 1-26, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/1518-2924.2011v16n32p1/19336>. Acesso em 16 fev. 2017.

BOYATZIS, Richard E. Competence and job performance. In BOYATZIS, Richard E. The competent manager: a model for effective performance. New York: John Wiley & Sons. 1982. p. 10-39.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 jul. 2016.

DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Production, São Paulo , v. 14, n. 3, p. 27-34, dec. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132004000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 fev. 2017.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n.28, p.17-36, 2006. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/download/7609/5423>. Acesso em: 15 jul. 2016.

FLEURY, Maria Teresa Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea - RAC. v.5, Edição especial, p.183-196, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf >. Acesso em 20 nov. 2015.

FLEURY, Maria Teresa Leme; FLEURY, Afonso. Em busca da competência. 2000. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEO/eneo_2000/2000_ ENEO24.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.

JAPUASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LANCMAN, Selma; UCHIDA, Seiji. Trabalho e subjetividade: o olhar da psicodinâmica do trabalho. Cadernos de Psicologia Social e do Trabalho, São Paulo, v. 6, p. 79-90, dez. 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172003000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 ago. 2016.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LE BOTERF, G. Avaliar a competência de um profissional: três dimensões a explorar. Reflexão RH, p. 60-63, 2006. Disponível em: < http://www.guyleboterf-conseil.com/Article%20evaluation%20version%20directe%20Pessoal.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.

MC CLELLAND, Testing for competence rather than for "intelligence". Psychologist, v.1, january, 1973.

MORIN, Estelle. Os Sentidos do Trabalho. RAE: Revista de Administração de Empresas. v. 41, n.3, jul/set, p. 8-19, 2001.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. In: SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. (Org.). Educação e transdisciplinaridade. São Paulo : TRIOM, 2002. Tradução do Francês por Lucia Pereira de Souza. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127511por.pdf>. Acesso em 16 fev. 2017.

RUAS, Roberto. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, Roberto; ANTONELO, Cláudia Simone; BOFF, Luis Henrique. (Org.) Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competência. Porto Alegre: Bookman, 2005. p.34-54.

RUSSO, Marisa. A biblioteca universitária no cenário brasileiro. 2003. Disponível em:<http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/387/1/A%20BIBLIOTECA%20UNIVERSIT%C3%81RIA%20NO%20CEN%C3%81RIO%20BRASILEIRO.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

SANDBERG, Jörgen. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Jouonal. v.43, n.1, p.9-25, 2000.

SANDBERG, Jörgen.; TARGAMA, Axel. Three human competence at work: a question of understanding. In SANDBERG, Jörgen.; TARGAMA, Axel. Managing understanding in organizations. London: Sage Publications, 2007. Cap. 3, p.51-74.

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Tipos de bibliotecas. [20--]. Disponível em: <http://snbp.culturadigital.br/tipos-de-bibliotecas/>. Acesso em: 20 jul. 2016.

SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino de Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.

TOLFO, Suzana da Rosa; PICCININI, Valmíria. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, v.19, Edição Especial 1, p.38-46, 2007.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo; Atlas, 2001.

Publicado

2018-07-08

Número

Sección

Artigos Científicos