DESARROLLO DE SIMULADORES DE MARKETING Y VENTA AL POR MENOR PARA JUEGOS DE EMPRESAS

Autores/as

  • Sheila Serafim da Silva Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.242-262

Palabras clave:

Simuladores Organizacionales, Marketing, Venta al por menor.

Resumen

Ese estudio describe el modelo conceptual de un simulador educacional de marketing en la área de venta al por menor. Por medio de un estudio aplicado, fue buscado aumentar el nivel de credibilidad del modelo propuesto. Fue principiado por una revisión bibliográfica de simuladores organizacionales y, entonces, fueron presentadas las características de tres simuladores educacionales de marketing y/o venta al por menor disponibles en el mercado. Después de esa etapa, fue elaborado el modelo conceptual del simulador y los materiales de apoyo. Los simuladores demostraron la importancia de este proceso para lograr cierto nivel de credibilidad y aproximación del modelo con la realidad. Como contribución, el estudio proporcionó la elaboración de una herramienta educacional para ser utilizada por estudiantes e investigadores en ambientes de enseñanza y aprendizaje, también en investigación aplicada y para formación y desarrollo de profesionales de marketing y administración.

Biografía del autor/a

  • Sheila Serafim da Silva, Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

    Graduada em Administração - UFF - Volta Redonda

    Tutora EaD - UFF/CEDERJ

  • Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

    Professor Doutor / UFF - Volta Redonda

    Doutor em administração pela FEA/USP

Referencias

BERNARD, R. O método de jogos de empresas/ simulação gerencial. Cap. 7 In: MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. 2006. Disponível em: Acesso em: 15 out. 2010.

BERNARD, R. Manual do Coordenador. SIMCO 6.0 - Simulação Comercial. Bernard Sistemas Ltda. Florianópolis, 2009.

BERNARD, R. R. S.; SOUZA FILHO, J. C. Simulação Gerencial: uma proposta de Introdução e Adequação do Método aos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Anais: Recife, Pernambuco: EnEPEQ, 2007. CD-ROM.

BORRAJO, F.; BUENO, Y.; PABLO, I.; SANTOS, B.; FERNÁNDEZ, F.; GARCÍA, J.; SAGREDO, I. SIMBA: A simulator for business education and research. Decision Support Systems / Elsevier, 48, 2010, p. 498-506.

CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A. Análise, planejamento, controle e gestão simulada de marketing. São Paulo: USP/FEA, 2006. (Manual de Apresentação do MARKSTRAT).

DICKINSON, J.R; WHITELEY, T.R; FARIA, A.J. An empirical investigation of the internal validity of a marketing simulation game. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises, v. 17, 1990.

FARIA, A.J.; WELLINGTON, W.J. Validating business gaming: Business game conformity with PIMS findings. Simulation Gaming. v. 36, p. 259, 2005.

KEYS, B.; WOLFE, J. The role management games and simulations in education and research, v. 16, n. 2, p. 307-336, 1990.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 12 ed.

MARKETPLACE – Simulador Organizacional. Disponível em: www.marketplace-simulation.comflashall-levelsdemo-dynamic-im-na.html#strategy1>. Acesso em: 05 out. 2010.

OLIVEIRA, M. A. Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração. 293p. Tese (Doutorado em Administração) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

PRAY, T. F.; GOLD, S. Inside the black box: an analysis of underlying demand functions in contemporary business simulation. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises. v. 9, p. 110-116, 1982.

PRETTO; F.; FILARDI, F.; PRETTO; C. Jogos de empresas: uma estratégia de motivação no processo de ensino e aprendizagem na teoria das organizações. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 3, n. 1, jan./jun. 2010.

ROSAS, A. R. Criação de um Simulador Educacional para Empreendedores: simulando novos negócios B2B de base tecnológica. 285p. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, 2009.

ROSAS, A. R.; SAUAIA, A. C. A. Modelo Conceitual de Decisões no Estágio de Criação de um Negócio: Base para Construção de um Simulador para Jogos de Empresas. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Curitiba, v. 13, n. 4, p. 663-682, out./dez. 2009.

ROSAS, A. R.; SAUAIA, A. C. A. Jogos de empresas na educação superior no Brasil: perspectivas para 2010. Enfoque Reflexão Contábil, v. 25, n.2, p. 72-85, set-dez/2006.

SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogos de empresas e pesquisa aplicada. 2. ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2010.

SAUAIA, A. C. A.; OLIVEIRA, M. A. Decomposição do desempenho organizacional em um jogo de empresas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.4, n.1, p.158-182, jan./jun. 2011.

SIMCO 6.0 – Simulação Comercial. Manual da Empresa. Bernard Sistemas Ltda. Florianópolis, Janeiro de 2009.

STAHL, L. M.; LOPES, Estratégias de Avaliação para Jogos de Empresas Gerais: avaliando desempenho ou aprendizagem. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 28, Curitiba, 2004. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004, 1 CD-ROM.

WELLINGTON, W.; FARIA, A. J. Validating Business Simulations: do simulations exhibit natural market structures. Developments in Business Simulation and Experiential Learning, v. 33, 2006.

WESTPHAL, F. K.; LOPES, P. C. Desenvolvimento de simuladores para jogos de empresas: abordagens ao design. Gestão da Produção, Operações e Sistemas – GEPROS. v. 5 n. 2, out./dez. 2007. p. 143-154.

WOLFE, J.; ROBERTS, C. R. A longitudinal study of the external validity of a business management game. Developments in Business Simulation & Experiential Learning. v. 10, 1983. p. 9-12.

Publicado

2014-04-22

Número

Sección

Artigos Científicos