Desenvolvimento de simuladores de marketing e varejo para jogos de empresas

Authors

  • Sheila Serafim da Silva Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.242-262

Keywords:

Organizational Simulation, Marketing, Retail.

Abstract

O presente estudo descreve o modelo conceitual de um simulador educacional de marketing na área do varejo. Por meio de um estudo aplicado, buscou-se aumentar o nível de credibilidade do modelo proposto. A princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica de simuladores organizacionais e, em seguida, apresentaram-se as características de três simuladores educacionais de marketing e/ou varejo disponíveis no mercado. Após esta etapa, elaborou-se a modelagem conceitual do simulador e os materiais de apoio. Os resultados demonstraram a importância deste processo para alcançar certo nível de credibilidade e aproximação do modelo com a realidade. Como contribuição, o estudo proporcionou a elaboração de uma ferramenta educacional a ser utilizada por estudantes e pesquisadores em ambientes de ensino e aprendizagem e pesquisa aplicada, e no treinamento e desenvolvimento de profissionais de marketing e administração.

Author Biographies

  • Sheila Serafim da Silva, Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

    Graduada em Administração - UFF - Volta Redonda

    Tutora EaD - UFF/CEDERJ

  • Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda

    Professor Doutor / UFF - Volta Redonda

    Doutor em administração pela FEA/USP

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Published

2014-04-22

Issue

Section

Artigos Científicos