ESTUDOS ACADÊMICOS NO ENSINO DE ESTRATÉGIA PELOS PROGRAMAS PÓS-GRADUAÇÃO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/reen.v14e3202128-54

Palavras-chave:

impacto da pesquisa, ensino de estratégia, estratégia como disciplina, universidades brasileiras, educação superior.

Resumo

Pesquisadores internacionais têm salientado a relevância de se investigar o impacto dos estudos acadêmicos para além das métricas de citação. Nesse sentido, uma das possibilidades reside em como tais pesquisas impactam o ensino de determinada disciplina. Tendo o ensino de Estratégia como base empírica de investigação, o objetivo pautou-se nos conteúdos programáticos e bibliográficos utilizados em disciplinas dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração de universidades brasileiras. A análise documental adotou princípios de Burgelman et al. (2018) e Aguinis et al. (2019).  Ressaltam-se os seguintes temas: Histórico e Evolução da Estratégia, Comportamento da Economia, Mercados e Planejamento Estratégico. Bibliograficamente, prevalecem autores clássicas do campo do conhecimento da Estratégia. Como contribuições à prática do ensino da Estratégia no Brasil, reconhece-se potenciais considerações sobre o conteúdo programático a partir de perspectivas contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Victoria Alcântara Trauer, Universidade Positivo, Curitiba, PR.

    Universidade Positivo, Graduanda e Pesquisadora de Iniciação Cientifica de Administração na Universidade Positivo, Curitiba, PR.

     

  • Fabiana Gondim Mariutti, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, SP

    Professsora em Administração no PPGA Universidade Positivo, Curitiba, PR.

    Doutorado em Administração pela Leeds Business School, Inglaterra, revalidado pela Universidade de São Paulo.

    Pós-Doutorado em Administração na FEA-RP / Universidade de São Paulo, pela FAPESP. Mestrado em Administração na FEA-RP / Universidade de São Paulo, pela FAPESP.

  • Rodrigo Assunção Rosa, Universidade Positivo, Curitiba, PR.
    Doutor em Administração de Empresas (2020) pela da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), tendo a Tese aprovada com distinção na linha de Estratégia Empresarial. Visiting Researcher na Universidade de Zurich (UZH) entre 2018 e 2019. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (2015), na linha de Inovação e Tecnologia. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). 

Referências

AGUINIS, H.; SUÁREZ-GONZÁLEZ, I.; LANNELONGUE, G.; JOO, H. (2012). Scholarly impact revisited. Academy of Management Perspectives, v. 26, n. 2, p. 105-132, 2012.

AGUINIS, Herman; RAMANI, R. S.; ALABDULJADER, N.; BAILEY, J. R.; LEE, A. pluralist conceptualization of scholarly impact in management education: Students as stakeholders. Academy of Management Learning & Education, v. 18, n. 1, p. 11-42, 2019.

ASHFORD, S. J. Having scholarly impact: The art of hitting academic home runs. Academy of Management Learning & Education, v. 12, n. 4, p. 623-633, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2004.

BARNEY, J. B. Gaining and sustaining competitive advantage. Pearson Higher Ed, 2014. BERTERO, C. O.; VASCONCELOS, F. C. de; BINDER, M. P. Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 4, p. 42-62, 2003.

BULGACOV, S. Estudos comparativo e de caso de organizações de estratégias. Organizações & Sociedade, v. 5, n. 11, p. 53-76, 1998.

BULGACOV, S. Réplica 2 – Por que Ler os Clássicos no Ensino e na Pesquisa em Administração? Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 5, 2014.

BOWER, J. L. Managing the Resource Allocation Process. Boston. MA: Harvard Business School, 1970.

BURGELMAN, Robert A. et al. Strategy processes and practices: Dialogues and intersections. Strategic Management Journal, v. 39, n. 3, p. 531-558, 2018.

BOWER, Joseph L. The teaching of strategy: from general manager to analyst and back again? Journal of Management Inquiry, v. 17, n. 4, p. 269-275, 2008.

CAMBRIDGE UNIVERSITY. Programmes homepage. Disponível em: https://www.jbs.cam.ac.uk/home/ Acesso em 22 novembro. 2019.

CAPES. CAPES divulga resultado final da Avaliação Quadrienal 2017. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/8691-capes-divulga-resultado-final-da-avaliacao-quadrienal-2017

CARNEIRO, Jorge; DIB, Luis Antônio. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 2, n. 1, p. 1-25, 2007.

CARNEIRO, Jorge. Ensino de estratégia em MBAs executivos e mestrados profissionais: O papel negligenciado da execução. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 1, p. 62-67, 2019.

CASTRO, Cláudio de Moura. O ensino da administração e seus dilemas: notas para debate. Revista de Administração de Empresas, v. 21, n. 3, p. 58-61, 1981.

CAPES (2017). CAPES divulga resultado final da Avaliação Quadrienal 2017. Disponível em: https://www.capes.gov.br/36-noticias/8691-capes-divulga-resultado-final-da-avaliacao-quadrienal-2017. Acesso em 22 jul. 2019.

CRESWELL, John W. Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. ed. Los Angeles: Thousand Oaks, 2017.

DE ABREU, A. Bergamini. Evolução da teoria administrativa e o administrador do futuro. Revista de Administração Pública, v. 3, n. 2, p. 33-72, 1969.

DEKEN, F.; BERENDS, H.; GEMSER, G.; LAUCHE, K. Strategizing and the initiation of interorganizational collaboration through prospective resourcing. Academy of Management Journal, v. 61, n. 5, p. 1920-1950, 2018.

DE PAIVA, Ricardo Viana Carvalho; COSTA, Danilo de Melo; BARBOSA, Francisco Vidal; REIS NETO. Mário Teixeira. Estratégia e competitividade: um estudo multicaso da educação superior privada brasileira. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 3, p. 30-62, 2014.

DOH, Jonathan P. Introduction: Knowledge, learning, and impact. Academy of Management Learning & Education, v. 8, n. 1, p. 70-71, 2009.

DONALDSON, William M. Towards an Integrated, Holistic Approach to Teaching Strategy. Small Business Institute Journal, v. 15, n. 1, p. 93-102, 2019.

FÁVERO, J. D.; VILLAR, E. G.; WALTER, S. A. Desenvolvimento do ensino de estratégia em cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior pela perspectiva de professores e alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 9, n. 2, p. 70-94, 2016.

FELIN, T.; FOSS, N. J.; & PLOYHART, R. E. (2015). The microfoundations movement in strategy and organization theory. Academy of Management Annals, v.9, n.1, p.575-632.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GOLSORKHI, Damon et al. (Ed.). Cambridge handbook of strategy as practice. Cambridge University Press, 2010.

GRANT, R. M. Why strategy teaching should be theory based. Journal of Management Inquiry, vol 17, n 4, p. 276-281, 2008.

GREINER, Larry E.; BHAMBRI, Arvind; CUMMINGS, Thomas G. Searching for a strategy to teach strategy. Academy of Management Learning & Education, v. 2, n. 4, p. 402-420, dez., 2003.

HAIR, Joseph; BABIN, Barry; MONEY, Arthur; SAMOUEL, Philip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Arkmed. 2010.

HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. Pearson, 2004.

HARVARD UNIVERSITY. Doctoral Program. Disponível em: https://www.hbs.edu/doctoral/registrar/program-requirements/Pages/strategy.aspx. Acesso em: 15 nov. 2019.

HELFAT, Constance E.; PETERAF, Margaret A. Managerial cognitive capabilities and the microfoundations of dynamic capabilities. Strategic Management Journal, v. 36, n. 6, p. 831-850, 2015.

HITT, Michael A. et al. The Oxford handbook of strategy implementation. Oxford University Press, 2017.

IKEDA, Ana A.; CAMPOMAR, Marcos C.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tânia M. A Pós-graduação em Administração no Brasil: definições e esclarecimentos. Gestão & Planejamento-G&P, v. 1, n. 12, 2008.

JARZABKOWSKI, Paula; BALOGUN, Julia; SEIDL, David. Strategizing: The challenges of a practice perspective. Human Relations, v. 60, n. 1, p. 5-27, 2007.

JACOMETTI, Marcio; BULGACOV, Sergio. Análise das interfaces da gestão com o processo estratégico, ambiente e desempenho organizacional: um referencial de análise metateórico. Gestão & Planejamento-G&P, v. 13, n. 1, 2012.

JARZABKOWSKI, P.; WHITTINGTON, R. Directions for a troubled discipline: Strategy research, teaching, and practices — Introduction to the dialog. Journal of Management Inquiry, v. 17, n. 4, p 266-268, 2008.

KAUR, J.; RADICCHI, F.; MENCZER, F. Universality of scholarly impact metrics. Journal of Informetrics, v.7, n.4, p. 924-932, 2013.

LANGLEY, Ann; TSOUKAS, Haridimos. Introducing perspectives on process organization studies. Process, Densemaking, and Organizing, v. 1, n. 9, p. 1-27, 2010.

LANGLEY, A. N. N. et al. Process studies of change in organization and management: Unveiling temporality, activity, and flow. Academy of Management Journal, v. 56, n. 1, p. 1-13, 2013.

LANGLEY, Ann; TSOUKAS, Haridimos. Introduction: Process thinking, process theorizing and process researching. The SAGE handbook of process organizational studies, p. 1-26, 2017.

LIMA, G. R.; WOOD, T. The social impact of research in business and public administration. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n.4, p.458-463, 2014.

MARIUTTI, F.; ROMANI-DIAS, M. The Mixed-Methods Approach at the 3Es Publications (2003-2017): Unfamiliarity by the Community and the Growth in Studies on Competitiveness and Performance. In: IX Encontro de Estratégia - 3Es ANPAD, 2020.

MANTERE, Saku. Role expectations and middle manager strategic agency. Journal of Management Studies, v. 45, n. 2, p. 294-316, 2008.

MANTERE, Saku; VAARA, Eero. On the problem of participation in strategy: A critical discursive perspective. Organization Science, v. 19, n. 2, p. 341-358, 2008.

MEIRELLES, Dimária Silva; CAMARGO, Álvaro Antônio Bueno. Capacidades dinâmicas: O que são e como identificá-las? Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. SPE, p. 41-64, 2014.

MENEGHETTI, F. K.; GUARIDO-FILHO, E. R.; AZEVÊDO, A. Por que Ler os Clássicos no Ensino e na Pesquisa em Administração? Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 5, p. 695-709, 2014.

MILES, Matthew B.; HUBERMAN, A. Michael; SALDANA, Johnny. Qualitative Data Analysis. ed. California: Thousand Oaks, 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 22 jul. 2019.

MINTZBERG, H. (1978). Patterns in strategy formation. Management Science, 24, 934–948.

MINTZBERG, Henry. Generic strategies: toward a comprehensive framework. Advances in Strategic Management, v. 5, n. 1, p. 1-67, 1988.

MINTZBERG, Henry. Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári da estratégia. Bookman Editora, 2009.

MOED, H.F.; HALEVI, G. Multidimensional assessment of scholarly research impact. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66 n.10, p. 988-2002, 2015.

PADILHA, Pablo; CÂMARA, Samuel Façanha; DE LIMA, Brenno Buarque. A percepção da alta gestão sobre as principais barreiras à execução da estratégia empresarial. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 12, n. 2, p. 3-24, 2019.

PETTIGREW, A. M. (1992). The character and significance of strategy process research. Strategic Management Journal, 13, 5–16

PISANO, Gary P. You need an innovation strategy. Harvard Business Review, v. 93, n. 6, p. 44-54, 2015.

PORTER, Michael E.; ADVANTAGE, Competitive. Creating and sustaining superior performance. Competitive Advantage, v. 167, p. 167-206, 1985.

Porter, M. E. (1991). Towards a dynamic theory of strategy. [winter special issue]. Strategic Management Journal, 12, 95–117

PORTER, Michael E. What is strategy? Harvard Business Review, p.61-64, 1996.

ROSA, R. A.; ROMANI-DIAS, M. (2019). A Presença e o Impacto de Periódicos Brasileiros da Área de Administração, Contabilidade e Turismo em Bases Científicas. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v.18, n.3, p.327-348.

SCHILKE, Oliver; HU, Songcui; HELFAT, Constance E. Quo vadis, dynamic capabilities? A content-analytic review of the current state of knowledge and recommendations for future research. Academy of Management Annals, v. 12, n. 1, p. 390-439, 2018.

SCHNEIDER, Marguerite; LIEB, Pamela. The challenges of teaching strategic management: Working toward successful inclusion of the resource-based view. Journal of Management Education, v. 28, n. 2, p. 170-187, 2004.

QUINN, James Brian; LAMPEL, Joseph; GHOSHAL, Sumantra; MINTZBERG, Henry. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006.

VAZ, Samir Lótfi; BULGACOV, Sergio. Envolvimento Estratégico da Média Gerência: Analisando o Passado e Projetando o Futuro. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 3, p. 380-402, 2018.

VILLAR, E. G.; WALTER, S. A. O Conteúdo das Disciplinas de Estratégia nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Administração no Brasil. Revista de Administração FACES Journal, v. 14, n. 4, p. 65-84, 2015.

VIZEU, Fábio; GONÇALVES, Sandro A. Pensamento Estratégico: origens, princípios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long range planning. Oxford, v. 29, n 5, p. 731-735, 1996.

WHITTINGTON, Richard. What is strategy – and does it matter? 2. ed. Londres: Tomson Learning, 2002.

WHITTINGTON R. Estratégia Após o Modernismo: Recuperando a Prática. Revista de Administração de Empresas – RAE, v. 44, n. 4, p 44-53, 2004.

Whittington, R. (2007). Strategy practice and strategy process: Family differences and the sociological eye. Organization Studies, 28(10), 1575–1586.

ZOLLO, Maurizio; WINTER, Sidney G. Deliberate learning and the evolution of dynamic capabilities. Organization Science, v. 13, n. 3, p. 339-351, 2002.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Edição

Seção

Artigos Científicos