DA VBR ÀS CAPACIDADES DINÂMICAS NO FRANCHISING

o Caso Subway

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/reen.v14e320211-27

Palavras-chave:

fast-food, franchising, capacidades dinâmicas, Subway, Visão Baseada em Recursos

Resumo

Este artigo identifica as fontes de vantagem competitiva de uma empresa líder no segmento de fast-food. Foram identificados 11 recursos estratégicos, além de capacidades dinâmicas voltadas à percepção das mudanças de mercado, desenvolvimento de produto, processos e tecnologia. Os autores qualificam o mercado como moderadamente dinâmico. Conclui-se que a obtenção de um sucesso duradouro neste segmento exige não apenas a posse de recursos estratégicos, como também o desenvolvimento de capacidades dinâmicas sustentadas na interação entre os stakeholders na estrutura de organização e atribuições de papéis na rede e no desenvolvimento de inovações em processos, produtos e tecnologia.

Biografia do Autor

  • João Victor da Fonseca Galvão, Universidade Federal da Bahia

    Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

    Administrador na Petrobras

  • Antonio Francisco de Almeida da Silva Junior, Universidade Federal da Bahia

    Professor da Escola de Administração da UFBA (EAUFBA)

    Pós-doutorado como pesquisador visitante na New York University

    Doutor pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Referências

BARNEY, J. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2011.

BESKE, P.; LAND, A.; SEURING, S. Sustainable supply chain management practices and dynamic capabilities in the food industry: A critical analysis is of the literature. Internacional Journal of Production Economics, v.152, p. 131-143, Jun. 2014.

BLOOMBERG. Subway looks to fix its sales slump with tech upgrades. Jun. 2017a. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2017

BUTISKYTE, L. Understanding Western Fast-Food Chains’ Internationalization in Chinese Market: A Co-evolutionary perspective. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado) – Aalborg University, Dinamarca, 2015.

DAHAB, S. Entendendo o franchising: Uma alternativa eficaz para o pequeno e médio empreendedor. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

EISENHARDT, K.; MARTIN. J. (2000). Dynamic capabilities: What are they?. Strategic Management Journal, v. 21, n.10, p.1105–1121, Oct. 2000.

ENTERPRENEUR. Franchise 500. 2017. Disponível em:. Acesso em 02 fev. 2017.

FARJOUN, M. 1994. Beyond industry boundaries: Human expertise, diversification and resource-related industry groups. Organization Science, v.5, n.2, p.185-199, May 1994.

FRANCHISE HELP. Fast Food Industry Analysis 2017 - Cost & Trends. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2017.

FULMER, R.; GIBBS, P.; KEYS, B. The second generation learning organizations: new tools for sustaining competitive advantage. Organizational Dynamics, v.27, n.2, p.7-20, Outono 1998.

HARRIS, L.; OGBONNA, E. Competitive advantage in the UK food retailing sector: past, present and future. Journal of Retailing and Consumer Services, v.8, n.3, p. 157-173. May 2001.

HELFAT, C.; PETERAF, M. Understanding dynamic capabilities: progress along a developmental path. Strategic Organization, v.7, n.1, p. 91–102, 2009.

MARANHÃO, M.; MACIEIRA, M. O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho. 2º Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.

RUMELT, R. How much does industry matter? Strategic Management Journal, v.12, n.3 p.167-185, Mar. 1991.

PALMER, A. Introdução ao marketing. São Paulo: Ática, 2006.

PORTER, M. Vantagem Competitivas: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, Mar. 1989.

QSR MAGAZINE. The QSR 50. Aug. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2017

RIBEIRO, A. et al. Gestão estratégica do franchising: Como construir redes de franquia de sucesso. São Paulo: DVS Editora, 2013.

SENA, M. Fast Food Industry Analysis 2017. [2016?]. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2016.

TEECE, D.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509–533, Aug. 1997.

TEECE, D. Explicating dynamic capabilities: The nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, n.13, p.1319–1350, Aug. 2007.

TEECE, D. The Foundations of Enterprise Performance: Dynamic and Ordinary Capabilities in an (Economic) Theory of Firms. Academy of Management, v. 28, n.4, p.328-352, Nov. 2014.

UOL. 9 maiores cadeias de fast-food. dez. 2009. Disponível em: Acesso em: 12 nov. 2016.

WINTER, S. Understanding dynamic capabilities. Strategic Management Journal, v. 24, n.10, p. 991–995, Oct. 2003.

WU, C. Antecedents of franchise strategy and performance. Journal of Business Research, v.68, p. 1581-1588, Jul. 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2016.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Edição

Seção

Artigos Científicos