GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR: ANÁLISE QUALITATIVA DOS RESULTADOS DO IDEB EM SANTA MARIA/RS

Autores

  • Cristiano Sausen Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabrícia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e0201938-62

Palavras-chave:

Custo por aluno, Investimentos em educação, Qualidade na educação.

Resumo

Com objetivo de analisar o desempenho dos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Santa Maria/RS, em relação ao IDEB, considerando os gastos por aluno, realizou-se um estudo de caso de 2013 a 2015, com abordagem qualitativa. Identificou-se 11 escolas com avaliação no IDEB, sendo que apenas 4 superaram as metas. Em geral, essas escolas apresentam custo por aluno mais baixo, menores taxas de reprovação e corpo docente com melhor formação, ressaltando-se o profissionalismo da gestão e o contexto social, em comparação às demais. Conclui-se que para entender o desempenho escolar, as entidades públicas precisam adotar ferramentas de gestão.

Biografia do Autor

Cristiano Sausen Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em arquivologia (UFSM); Graduação em Contabilidade (UNNIFRA); Especialização em Marketing e RH (FAMES); Mestrado em Administração (UFSM); Doutorando em Contabilidade (UFSC). Contador da Prefeitura de Santa Maria/RS; Prof. nos cursos de Contabilidade e Administração UNIFRA

Fabrícia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do PPGC/UFSC

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Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Artigos Científicos