“DESCUBRA NUTELLA”: A PERSONALIDADE DA MARCA SOB A ÓTICA DOS CONSUMIDORES

Autores

  • Ana Cristina Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Rita de Cássia Arantes Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e22019228-249

Palavras-chave:

Personalidade da marca, Personalidade percebida, Personalidade desejada, Nutella, Consumidores.

Resumo

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de compreender a percepção dos consumidores quanto a personalidade da marca Nutella, estabelecendo uma relação entre a personalidade percebida e a personalidade desejada. Foi usado um questionário composto pelas cinco dimensões da personalidade da marca, totalizando 316 questionários válidos. Os dados foram submetidos ao Teste t pareado e análise de clusters. Também foi realizada coleta de informações oficiais, disponibilizadas pela marca Nutella, estudadas pela análise de conteúdo. Como resultados, as dimensões Credibilidade e Sofisticação são as que melhor descrevem a personalidade da marca Nutella. A personalidade desejada pela marca tangencia as dimensões “Credibilidade, Sofisticação e Diversão”.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Lavras
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na linha de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, e membro do Grupo de estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM). É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2016), na linha de pesquisa Organização e Mudança, onde estudou uma abordagem da Integração Interfuncional entre Marketing, Logística e Produção. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) (2013). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (2016-2017), onde lecionou as disciplinas de Marketing, Logística e Teorias da Administração.
  • Rita de Cássia Arantes, Universidade Federal de Lavras
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras, atua no Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação - GEREI. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (2016).
  • Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras
    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2000), doutorado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Marketing - Lancaster University (2012). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). 

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Publicado

2020-04-23

Edição

Seção

Artigos Científicos