PROPOSTA DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS USANDO A BPMN: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NAVAL BRASILEIRA

Autores

  • André Andrade Longaray Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-2908-9390
  • Paulo Roberto Munhoz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Leonardo da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Guilherme Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Susan Ávila Duarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e02017%25p

Palavras-chave:

Mapeamento de Processos, Indústria Naval e Offshore, Workflow, Business Process Modeling Notation (BPMN).

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso da Business Process Modeling Notation (BPMN) no mapeamento de processos em uma empresa de Construção Naval e Offshore do Polo Naval de Rio Grande. Metodologicamente, quanto ao seu propósito, é um estudo de diagnóstico, de caráter qualitativo, cujo delineamento segue as diretrizes de uma pesquisa-ação, com o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Dentre os principais resultados foi possível analisar a sequência completa de atividades do setor objeto de análise, o que permitiu verificar quais processos estariam mais aptos ao desenvolvimento de futuras melhorias.

Biografia do Autor

  • André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutor em Engenharia de Produção, mestre e bacharel em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCont) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistema de Apoio à Decisão – LabSADi.
  • Paulo Roberto Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Pós-Graduado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistema de Apoio à Decisão – LabSADi.
  • Leonardo da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Bolsista do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão – LabSADi.
  • Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistema de Apoio à Decisão – LabSADi.
  • Susan Ávila Duarte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Bolsista do LabSADI - FURG.

Referências

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 1977.

Business Process Model and Notation – BPMN. Disponível em: <http://www.bpmn.org/> Acesso em: 17 set. 2016.

Business Process Model and Notation - BPMN – Version 2.0.2. (2013). Disponível em: <http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0.2/>. Acesso em: 17 set. 2016.

CAMPOS, A. L. N. Modelagem de Processos com BPMN. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

CORREIA, K. S. A.; LEAL, F.; ALMEIDA, D. A. Mapeamento de processo: uma abordagem para análise de processo de negócio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., 2002. Curitiba. Anais... Curitiba, 2002.

Flowing Productivite – FLUIG. (2016). Disponível em: <https://www.fluig.com//>. Acesso em: 17 set. 2016.

HARRINGTON, J. Aperfeiçoando processos empresariais. Rio de Janeiro: Makron Books, 1993.

Instituto de estudos para o desenvolvimento industrial – IEDI. (2016). Análise IEDI. Disponível em: <http://www.iedi.org.br/artigos/top/analise/analise_iedi_20160601_pib.html//>. Acesso em: 01 jun. 2016.

Instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE. (2016). Contas Nacionais Trimestrais, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaulttabelas.shtm/>. Acesso em: 07 jun. 2016.

MCHUGH, P., PENDLEBLURY, A., & WHEELER III, W. A. Reengenharia de processos de negócios (No. HD37. R44 1996). México: Limusa, 1995.

Object Management Group – OMG. (2016). Disponível em: <http://www.omg.org/gettingstarted/gettingstartedindex.htm>. Acesso em: 17 set. 2016.

Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – ePING. (2016). Disponível em: <http://eping.governoeletronico.gov.br/>. Acesso em: 17 de setembro de 2016.

RUMBAUGH, J.; BOOCH, G.; JACOBSON, I. UML: guia do usuário. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Sindicato nacional da indústria da construção e reparação naval e offshore - SINAVAL. (2015). Cenário da construção naval - 1º semestre de 2015, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://sinaval.org.br/wp-content/uploads/Sinaval-Cen%C3%A1rio-da-Constru%C3%A7%C3%A3o-naval-1-Sem-2015.pdf/>. Acesso em: 08 abr. 2016.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. D. Análise e modelagem de processos de negócios: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2011.

VILLELA, C. S. S. Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. 2000. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, S

Downloads

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos Científicos