POLÍTICA GOVERNAMENTAL DOS PORTOS PORTUGUESES NO PERÍODO 2005-2015

Autores

  • Vitor Manuel dos Ramos Caldeirinha Instituto Superior de Economia e Gestão
  • José Augusto Felício Instituto Superior de Economia e Gestão

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e0201727-54

Palavras-chave:

Política governamental, Estratégia portuária, Concessão de terminais, Cooperação portuária.

Resumo

Este trabalho avalia a relação das políticas adotadas pelo governo português e a sua relação com a estratégia portuária no período 2005-2010 e no período 2011-2015. A conceptualização do modelo de investigação baseia-se na literatura e nas políticas seguidas em Portugal. A amostra de 172 observações válidas suporta o modelo de equações estruturais (SEM). Conclui-se que as opções políticas do governo para os portos portugueses implicam diferenças na estratégia portuária. Este trabalho contribui para a melhor compreensão dos fatores que caracterizam o sistema portuário nacional e lhe confere mais consistência e sustentabilidade. O maior conhecimento da relação das políticas governamentais com as opções de estratégia portuária são outra importante contribuição

Referências

ADC. Estudo sobre a concorrência do sector portuário. Consulta pública. Julho, 2015.

BIRD, J. The major seaports of the United Kingdom. London: Hutchison, 1963.

BROOKS, M.R.; SCHELLINCK, T.; PALLIS A.A. A systematic approach of evaluating port effectiveness. Maritime Policy and Management, v. 38, n. 3, p. 315-334, 2011.

CHEON, S. Evaluating impacts of institutional reforms on port efficiency changes malquimist productivity index for world container ports. Post-doctoral research, University of California, Berkeley, 2007.

CHEON, S.H., DOWALL, D.E.; SONG, D.W. (2010). Evaluating impacts of institutional reforms on port efficiency changes: ownership, corporate structure, and total factor productivity changes of world container ports. Transport Research Part E, v. 46, p. 546– 561.

CHOI, T., DOOLEY, K.; RUNGTUSANATHAM, M. (2000). Conceptual note supply networks and complex adaptive systems: control versus emergence. Journal of Operations Management, v. 19, p. 351–366.

DIÁRIO DA REPÚBLICA. Lei da água. Lei 85/2005, 29 de dezembro, 2005.

DIÁRIO DA REPÚBLICA. Alteração do estatuto do IMT. Decreto-lei 77/2014, 14 de maio, 2014.

DIÁRIO DA REPÚBLICA. Criação da AMT. Decreto-lei 78/2014, 14 de maio, 2014.

FELÍCIO, J.A., CALDEIRINHA, V., & DIONÍSIO, A. The effect of port and container terminal characteristics on terminal performance. Maritime Economics & Logistics, v. 17, p. 493–514, 2015.

GARVER, M.S. & MENTZER, J.T. Logistics research methods: Employing structural equation modeling to test for construct validity. Journal of Business Logistics, v. 20, n. 1, p. 33–57, 1999.

GOVERNO PORTUGUÊS, Ministério da Economia. PETI: Plano estratégico de infraestruturas e transportes. Lisboa, 2014.

GOVERNO PORTUGUÊS, Secretaria de Estado dos Transportes. OESMP: Orientações estratégicas para o sector marítimo e portuário. Lisboa, 2006.

GOVERNO PORTUGUÊS, Secretaria de Estado dos Transportes. Portugal logístico. Lisboa, 2008.

Hair, Jr. J.F., Anderson, R.E., Tatham, R.L., & Black, W.C. (1998). Multivariate Data Analysis, 5th ed. New York: Prentice Hall.

IMT, PA. INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES. Disponível em: <http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx>. Acesso em: 10 nov. 2016.

INE, Instituto Nacional de Estatística. Banco de Portugal, 2016. Disponível em: <https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=ine_main&xpid=INE>. Acesso em: 05 nov. 2016.

Langen, P.W.; Pallis, A. A. Analysis of the benefits of intra-port competition. International Journal of Transport Economics, v. 33, n. 1, p. 69-86, 2006.

NOTTEBOOM, T.; RODRIGUES, J.P. Port regionalization: Towards a new phase in port development. Maritime Policy & Management, v. 32, n. 3, p.297-313, 2005.

OESMP, Orientações Estratégicas para o Sector Marítimo-Portuário. Governo Português, Lisboa, 2008. Disponível em: <http://www.portugal.gov.pt/media/1385664/PETI3.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2016.

ONUT, S., TUZKAYA, U.; TORUN, E. Selecting container port via a fuzzy ANP-based approach: A case study in the Marmara region. Turkey. Transport Policy, v. 18, p. 182–193, 2011.

RODRIGUES, J.P.; NOTTEBOOM, T. Foreland-based regionalization: Integrating intermediate hubs with port hinterlands. Research in Transportation Economics, v. 27, p. 19–29, 2010.

ROQUE, L. A influência do modelo de governação das autoridades portuárias no desempenho. Edições Risco: Porto, 2015.

ROSO, V. Factors influencing implementation of a dry port. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 38, n. 10, p.782-798, 2008.

TONGZON, J. Port choice determinants in a competitive environment. IAME, Conference, Panamá, 2002.

TORRE, J. L. Legislação Portuária. Edições Almedina, 2001.

TRUJILLO, L.; TOVAR, B. The European Port Industry: An Analysis of its efficiency. Maritime Economics and logistics, v. 9, n.2, p. 148-171, 2007.

VAN DER LUGT, L.; LANGEN, P.W.; HAGDOORN, L. &. Port authority strategy: Beyond the landlord– a conceptual approach. Proceedings of the 2007. IAME Conference (CD-Rom), Athens, 2007.

VAN DER LUGT, L.; LANGEN, P.W.; HAGDOORN, L. &. Beyond the landlord: Worldwide empirical analysis of port authority strategies. International Journal of Shipping and Transport Logistics, v. 7, n. 5, p. 570-596, 2015.

VAN DER LUGT, L.; LANGEN, P.W.; HAGDOORN, L. &. Beyond the landlord, typologies of port authority strategy. Smart port perspectives. Erasmus University Rotterdam, p. 15-27, 2013.

VERHOEVEN, P. Economic assessment of management reform in European seaports. PhD thesis, Antwerp University, 2015.

World Bank. Port Reform Toolkit Second Edition—Modules 1–8. The International Bank for Reconstruction and Development, Washington, DC, 2007.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos Científicos