PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE VENDAS EM PEQUENAS LOJAS DE PRODUTOS PARA NOIVAS

Autores

  • Márcio Luiz Marietto Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities
  • Maria Henriqueta Gimenes Minasse Minasse Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities
  • Isabel Cristina Scafuto UNINOVE
  • Sergio Luiz do Amaral Moretti Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e32015121-145

Palavras-chave:

Estratégia como Prática, Marketing, Hospitalidade, Etnografia

Resumo

Esta pesquisa oferece perspectivas diferentes para se observar o fenômeno da Prática Estratégica para a sobrevivência de pequenas lojas comerciais localizadas em um Cluster. Observamos como os vendedores e gerentes destas lojas, imersos em um ambiente institucional vinculado aos rituais e simbolismo do Casamento, utilizam os elementos do hedonismo e da hospitalidade para alavancarem suas atividades estratégicas de vendas. O estudo utilizou-se de procedimentos etnográficos no maior cluster latino-americano de lojas de produtos de Noivas e analisou como os gestores de pequenas lojas de Noivas realizam seu trabalho estratégico de promoção de vendas. Os resultados indicaram que os atributos institucionais do ritual simbólico do Casamento permitem a interação dos gestores em suas práticas estratégicas utilizando como ferramentas elementos do marketing e da hospitalidade possibilitando legitimidade e, consequentemente, a sobrevivência destas organizações. Este trabalho contribui para ampliar a percepção da possibilidade de se utilizar estudos qualitativos e sociológicos de Estratégia como Prática em inter-relação com elementos de outras disciplinas como Marketing e Hospitalidade para aumentar o potencial de análise empírica de fenômenos sociais relacionados às estratégias de sobrevivência das Organizações.

Biografia do Autor

  • Márcio Luiz Marietto, Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities
    Professor Pesquisador no Mestrado e Doutorado em Hospitalidade
  • Maria Henriqueta Gimenes Minasse Minasse, Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities
    Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Hospitalidade
  • Isabel Cristina Scafuto, UNINOVE

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração - UNINOVE

  • Sergio Luiz do Amaral Moretti, Anhembi-Morumbi University – Laureate International Universities
    Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (Gestão em Alimentos e Bebidas)

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Publicado

2016-03-27

Edição

Seção

Artigos Científicos