PASSAGENS AÉREAS EM PLATAFORMAS DE COMPARTILHAMENTO

MENSURANDO PREDITORES DA INTENÇÃO DE COMPRA

Autores

Palavras-chave:

passagens aéreas, economia do compartilhamento, consumo socialmente responsável, prontidão para a tecnologia, consciência de preço

Resumo

Esta investigação foi desenvolvida no intuito de averiguar como o consumo socialmente responsável (CSR), a prontidão para a tecnologia (PPT) e a consciência de preço (CP) poderiam afetar a intenção de comprar passagens aéreas em plataformas de compartilhamento. Com a realização de um survey online, o estudo fez uso de uma abordagem quantitativa. Os dados foram tratados e analisados com base na regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que a demanda constituinte deste segmento, cuja importância tem sido elucidada nos últimos anos, é mais fortemente impactada pelo seu grau de aceitabilidade sobre os recursos tecnológicos (PPT). Os achados também indicam que, contraditoriamente, as preocupações socioambientais (CSR) reduzem o interesse de compra, ainda que a literatura da economia compartilhada a situe como um modelo de sustentabilidade. Além disso, embora os preços baixos sejam, na prática, um dos principais argumentos promocionais utilizados por estas organizações, os seus consumidores potenciais parecem não formular suas decisões com base neste elemento (CP). É prudente inferir, portanto, que a contribuição deste estudo está na elucidação da tecnologia como principal recurso competitivo destes canais, ao mesmo tempo em que questiona a viabilidade de situar o preço como elemento central de diferenciação.

Biografia do Autor

  • Adrielly Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Mestre em Hotelaria e Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi estagiária de docência na disciplina do Comportamento do Consumidor, vinculada ao curso de Hotelaria da UFPE. Já atuou com monitoria nas disciplinas de Fundamento do Marketing, Marketing Hoteleiro e Projetos Turísticos. Atualmente, é pesquisadora nos grupos de pesquisas Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Turismo (NPPTUR), do Centro de Excelência em Turismo da UNB, Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) da UFPE e do Grupo e-Tourism, Consumo e Sociedade (eCOS) da UFPE. Graduada no curso de Bacharelado em Turismo da UFPE, período em que atou com PIBIC bolsista (2015-2016) e voluntário (2017). No momento, é Assistente de Pesquisa na Rede Nacional de Qualificação Profissional em Turismo, coordenada pela UnB e financiada pelo MTur.

  • Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. É Editor Assistente da RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental.
  • Regina Gabriela Gomes Fialho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Mestre em Gestão de Destinos Turísticos (Tourism Destination Management) pela Breda University of Applied Sciences (BUAS), Holanda. Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT). Tem experiência nas áreas de marketing, gestão da qualidade, satisfação de clientes e desenvolvimento de projetos. Participa do grupo de pesquisa e-Tourism, Consumo e Sociedade (eCOS) UFPE.

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Publicado

2023-09-25

Edição

Seção

Artigos Científicos