ESTRATÉGIAS E DESAFIOS COMPETITIVOS NA CADEIA DE VINHOS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Helen Caroline da Cunha Beque Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.59306/reen.v15e2202291-116

Palavras-chave:

Estratégia, Vinho de Mesa, Forças Competitivas, Estratégias Genéricas

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como se dá a dinâmica competitiva das vinícolas de vinhos de mesa no estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas com representantes de vinícolas e de associações de vitivinicultura paranaenses. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que há uma alta ameaça de novos entrantes e de produtos substitutos, enquanto a ameaça de concorrentes é baixa, e o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores é diferente, a depender das características de cada vinícola. A estratégia genérica utilizada pelas empresas entrevistadas, segundo os entrevistados, é a diferenciação, sendo que os desafios enfrentados pelas vinícolas estão ligados ao relacionamento com fornecedores, fidelização dos clientes e ameaças na manutenção dos vinhedos. Como conclusão, constatou-se que a dinâmica competitiva deste setor é complexa, composta por um ambiente de competição respeitoso e com desafios diversos em um mercado que segue em expansão.

Biografia do Autor

  • Helen Caroline da Cunha Beque, Universidade Estadual de Maringá
    Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Professora Adjunta do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas área de Estratégia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

Artigos Científicos