COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO PORTO DO ITAQUI: DA INFORMAÇÃO À GERAÇÃO DE VALOR PARA O NEGÓCIO

Autores

  • Deborah de Castro e Lima Baesse
  • Raul Lamarca Fortes Braga Portela e Silva
  • Seane Alves Melo

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14eI2021209-230

Palavras-chave:

Comunicação integrada, Experiência do usuário, Brand.

Resumo

Neste relato, apresentamos o processo de diagnóstico e revisão estratégica da comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, autoridade portuária gestora do Porto do Itaqui. O estudo partiu de diagnóstico da situação problema, no qual identificou-se que a comunicação não alcançava e não estava a serviço do ecossistema portuário, limitando-se ao público interno da autoridade portuária e à publicidade externa. Após a implantação de novos canais, replanejamento de conteúdos e reengenharia dos canais existentes, reposicionamos a comunicação organizacional no porto, alinhando-a ao negócio da empresa, integrando ao ecossistema portuário e focando nas experiências de stakeholders cuidadosamente mapeados e estruturados.

Biografia do Autor

Deborah de Castro e Lima Baesse

Gerente de Comunicação do Porto do Itaqui

Doutora

Raul Lamarca Fortes Braga Portela e Silva

Analista de Comunicação do Porto do Itaqui

Especialista em Gestão Empresarial pela FGV

Seane Alves Melo

Analista de Comunicação na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP)]

Doutoranda em Comunicação pela UFF

Referências

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e prática. Barueri: Manole, 2003.

CARRASCOSA, J.L. Comunicacción, una comunicación eficaz para el éxito de los negócios. Madrid: CDN, 1992.

EMAP. Ferry-boat. Site do Porto do Itaqui. Disponível em: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/ferryboat/servicos. Acesso em 27 set. 2020.

EMAP. Imprensa. Site do Porto do Itaqui. Disponível em: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/imprensa/noticia/governo-do-ma-anunciaresultados-do-itaqui-e-inicio-de-obras. Acesso em 27 set. 2020.

EMAP. Missão-visão-valores. Site do Porto do Itaqui. Disponível em: https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/emap/missao-visao-valores. Acesso em 27 set. 2020.

KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997, v.56.

LUPETTI, M. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NORMAN, D.; NIELSEN, J. The Definition of User Experience (UX). Site Nielsen Norman Group. Disponível em: www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/. Acesso em 27 set. 2020.

OLIVEIRA, I., HENRIQUES, M.; LIMA, F. Um modelo analítico das práticas discursivas no contexto das organizações: proposta metodológica em construção. In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Porto Alegre, 2019.

REGO, F. G. T. do. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

REGO, F. G. T. do. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986. V. 11, 5ª Ed.

SILVA, D. Dinâmicas da desmobilização: a criação de entraves aos processos de formação e movimentação

Downloads

Publicado

2021-05-27

Edição

Seção

Relatos Técnicos