ALINHAMENTO COMO FATOR DE EFICÁCIA ESTRATÉGICA

ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

Autores

  • Luís Alberto Monteiro de Barros Universidade Federal do Pará
  • Ákila Belém Cardoso Universidade Federal do Pará
  • Natanielle Ribeiro Guedes de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Eduarda Dariane Lugarinho Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • João Vitor Barbosa Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59306/reen.v15e12022222-245

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, Indicadores, Implementação de estratégias, Eficácia estratégica, Estudo de múltiplos casos

Resumo

Trata-se de pesquisa exploratória que utilizou estratégia de estudo de múltiplos casos com análises quantitativas e qualitativas, para verificar no campo a pertinência da aplicação de modelo teórico que recomenda a adoção de 71 práticas mensuráveis através de indicadores do esforço alinhador empresarial, avaliando o nível de eficácia da implementação de estratégias organizacionais. As análises efetuadas nas empresas a partir dos indicadores investigados, permitiu detectar o nível de eficácia da implementação de suas estratégias, com a vantagem gerencial de indicar em detalhes a origem, as características e o perfil da eficácia estratégica das empresas, bem como oportunidades de melhorias.

Biografia do Autor

  • Luís Alberto Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará

    Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

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Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Artigos Científicos