Crise do conhecimento ou crise da universidade: uma abordagem a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019136-159Palavras-chave:
crise, conhecimento, reforma da universidade, consciência crítica.Resumo
Este trabalho consiste na análise sobre a questão do conhecimento e a crise da universidade mostrando como os dois eixos estão interligados por um estreito vínculo epistemológico e ideológico. O objetivo visa abordar que as crises do conhecimento e da universidade favorece a classe minoritária em uma sociedade subdesenvolvida como é o Brasil de hoje. A estrutura do conteúdo dessa temática está distribuída em dois eixos centrais a crise do conhecimento e da universidade para manter a ideologia dominante, cuja preocupação é preservação dos privilégios de uma minoria social oriunda da péssima distribuição de renda e do conhecimento. Isto acaba favorecendo a classe dos ricos e deteriora as condições socioeconômica da classe mais pobre. Tanto o acesso ao conhecimento quanto à universidade é restrito a camada social mais rica da sociedade. Em contrapartida a dificuldade de acesso das camadas sociais mais pobres a universidade não consegue se apropriar de um conhecimento vinculado a realidade e, com isso não compreende o contexto em que se desenvolve a sua vida, produzindo a consciência ingênua que consolida a dominação e exploração sobre as massas dando origem ao fenômeno de desumanização do homem pobre. Enfim, esta temática foi organizada para que se acalente o debate em torna da crise social do conhecimento e da universidade enquanto fenômenos epistemológicos e ideológico instrumentalizados para a dominação e a exploração da minoria sobre a grande maior em sociedade.Downloads
Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.