MARGENS, ESCURIDÃO E TÁTICAS DE CONTRALUZ:

MOVIMENTOS DE INSURGÊNCIAS EM VOLTEI! E ERA UMA VEZ BRASÍLIA

Autores/as

  • Arthur Silva Barbosa
  • Cássio Fernandes de Oliveira
  • Erika Bauer de Oliveira
  • Leonardo Caldas Vargas
  • Serena Veloso Gomes
  • Gabriela Pereira de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v17e1202221-33

Palabras clave:

Cinema Brasileiro Contemporâneo, Crise, Coletivismos, Fabulação, Afeto, Insurgência, Políticas públicas

Resumen

O presente artigo pretende investigar movimentos de insurgências no cinema
brasileiro contemporâneo a partir de dois filmes: Era Uma Vez Brasília (Adirley Queirós) e
Voltei! (Glenda Nicácio e Ary Rosa). Ao relacionar essas obras, bem como seu modelo de
produção, aspira-se compreender a perspectiva dos vencidos (BENJAMIN, 1994) ligada à
dimensão simbólica da noite e das zonas de contraluzes das margens como espaços
epistemológicos de fabulação e resistência. Zonas em que também se fazem mais perceptíveis
as luzes intermitentes dos vaga-lumes, como propõe Didi-Huberman a partir de Pasolini, em
detrimento do brilho ofuscante dos holofotes do poder hegemônico. O objetivo é
compreender de que forma tal perspectiva é construída pela linguagem fílmica, colocando
esses grupos minoritários como sujeitos participantes do tecido estético-político na
sociedade a partir das fabulações cinematográficas que geram sobre si mesmos. Como
resultado, percebemos a transição de um cinema de representação para uma perspectiva de
criação e partilha política, propondo práticas coletivas como agenciamentos fundamentais
de uma virada insurgente.

Biografía del autor/a

  • Arthur Silva Barbosa

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de Imagem, Estética e
    Cultura Contemporânea

  • Cássio Fernandes de Oliveira

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de Imagem, Estética e
    Cultura Contemporânea

  • Erika Bauer de Oliveira

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de Imagem, Estética e
    Cultura Contemporânea.

  • Leonardo Caldas Vargas

    Mestrando no Programa de Pós- Graduação em Comunicação da UnB, na linha de Imagem, Estética e
    Cultura Contemporânea.

  • Serena Veloso Gomes

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB, na linha de Poder e Processos
    Comunicacionais.

  • Gabriela Pereira de Freitas

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da
    Universidade de Brasília.

Publicado

2022-12-20

Número

Sección

Artigos