A relação do herói no cinema e nos jogos eletrônicos

Autores/as

  • Fabian Antunes Silva
  • Fernando S. Vugman

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v7e22012344-355

Palabras clave:

Jogos eletrônicos, Cultura digital, Cinema, Comunicação, Linguagens

Resumen

Os jogos eletrônicos estão assumindo uma posição cada vez mais importante não apenas como mídia de entretenimento, mas também como objetos culturais amplos e potentes. Nesse artigo, me proponho a iniciar uma discussão acerca da construção do herói nos jogos eletrônicos digitais relacionando-o ao herói no cinema hollywoodiano. A partir daí pretendo pensar sobre as relações entre os públicos dos jogos e os do cinema e quais as formas que eles se relacionam com seus heróis em uma mídia e outra. Dessa forma admitimos que há semelhanças e diferenças; entre elas e principalmente, a questão do desafio, elemento formal dos jogos que se destaca por exigir uma ação e uma habilidade do jogador para que o jogo em si se realize e a trama, se houver uma, possa se desenvolver.

Biografía del autor/a

  • Fabian Antunes Silva
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem- UNISUL.
  • Fernando S. Vugman
    Doutor em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – UNISUL.

Publicado

2012-12-12

Número

Sección

Cinema