Re-imaginando a migração: a (i)mobilidade e o retorno para o sertão em O céu de Suely
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v5e22010485-491Keywords:
Migração, (I)mobilidade, Sertão. Cinema brasileiro contemporâneoAbstract
O artigo busca analisar como o filme brasileiro O Ceu de Suely (Karim Ainouz, 2006) lida com a questão da migração e da (i)mobilidade no contexto contemporâneo de dispersão e inquietação que procura enfatizar a subjetividade da personagem central ao invés de um impulso migratório coletivo. O filme também representa um retorno ao sertão, que, nos anos 60, alegorizava o nacional no cinema brasileiro e foi nostalgicamente reavaliado nos anos 90. Ao contrario desses momentos anteriores, no entanto, o filme abre para uma perspectiva transnacional, que sugere uma tensão entre a noção nomádica e fluida do devir e a monadica e coagulada fixidez da noção de identidade. A política de deslocamento desse filme ajuda a imaginar formas de vida que ultrapassam configurações normat/lizadas de identidade e pertencimento.Downloads
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2010-12-01
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