Re-imaginando a migração: a (i)mobilidade e o retorno para o sertão em O céu de Suely

Authors

  • Alessandra Brandão

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v5e22010485-491

Keywords:

Migração, (I)mobilidade, Sertão. Cinema brasileiro contemporâneo

Abstract

O artigo busca analisar como o filme brasileiro O Ceu de Suely (Karim Ainouz, 2006) lida com a questão da migração e da (i)mobilidade no contexto contemporâneo de dispersão e inquietação que procura enfatizar a subjetividade da personagem central ao invés de um impulso migratório coletivo. O filme também representa um retorno ao sertão, que, nos anos 60, alegorizava o nacional no cinema brasileiro e foi nostalgicamente reavaliado nos anos 90. Ao contrario desses momentos anteriores, no entanto, o filme abre para uma perspectiva transnacional, que sugere uma tensão entre a noção nomádica e fluida do devir e a monadica e coagulada fixidez da noção de identidade. A política de deslocamento desse filme ajuda a imaginar formas de vida que ultrapassam configurações normat/lizadas de identidade e pertencimento.

Author Biography

  • Alessandra Brandão
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL, doutora em Literaturas de Língua Inglesa pela UFSC.

Published

2010-12-01