Culinária fantasma: uma viagem por um Iraque doce e amargo

Authors

  • Ella Shohat

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v12e22017219-226

Keywords:

Guerra. Arte. Culinária. Diáspora. Iraque.

Abstract

Ella Shohat nos conta sobre o trabalho do artista Michael Rakowitz e seus três projetos culinários que tratam do fluxo transnacional de imagens, sons, aromas relacionados com guerras e múltiplos deslocamentos. Comida iraquiana e sua relação com deslocamento, retorno guerra, visibilidade são temas dos projetos de Rakowitz e da análise de Ella Shohat. Através do prisma da culinária, os projetos criam arquivos de receitas e conhecimento cultural em movimento. Eles são também histórias de fantasmas de comunidades ausentes. Rememorando o Iraque, grupos e memórias como os judeus iraquianos, através de atos culinários transformam as ausências em presença palpável, através do processo coletivo de jantar e dialogar. Testemunham simultaneamente o desaparecimento e o retorno imaginário. Shohat analisa os projetos Enemy Kitchen (Matbakh al-‘adu) (2003–em andamento), RETURN (2004–em andamento), Spoils (2011) e Dar Al Sulh (Domain of Conciliation) (2013).

Author Biography

  • Ella Shohat
    Professor of the Departments of Art & Public Policy and of Middle Eastern & Islamic Studies at Tisch School of the Arts, New York University.

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Published

2017-12-19

Issue

Section

DOSSIER: The War