CONTRIBUIÇÕES ADORNIANAS NO RECONHECIMENTO DE UM CINEMA EMANCIPADOR

Authors

  • Pollyanna Ribeiro PUC Goiás
  • Keyla Andrea Santiago Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v17e1202269-78

Keywords:

Education, Africain cinema, Critical theory, Resistance, Cultural industry

Abstract

Embora o cinema possa ser situado em uma indústria cultural, produzido como uma mercadoria que segue as tipificações para ser consumida pelas massas, o intuito deste trabalho é levantar, a partir do referencial da Teoria Crítica adorniana, as possibilidades de um filme constituir-se como uma obra de arte. Como tal, desde sua produção, pode romper com os estereótipos e ser constituído em multideterminações, inclusive estéticas, em teor emancipatório e de caráter resistente. O desenvolvimento desta discussão será ancorado em Adorno (2003, 2018), Adorno e Horkheimer (2014), Chaves (2015), Loureiro (2012), Rezende (2010). A partir de um paralelo entre dois filmes, um típico produto comercial e outro, de mesma temática, mas que consideramos obra de arte, visualizamos como estética e conteúdo fílmicos se apresentam nessa perspectiva.

Author Biographies

  • Pollyanna Ribeiro, PUC Goiás

    Mestra em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do curso
    de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

  • Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Pedagoga, Especialista em Docência Universitária, Mestre e Doutora em Educação pela UFG. Professora Adjunta de disciplinas ligadas aos temas arte e infância na UEMS. Pesquisadora do Grupo de Estudos Críticos em Cultura, Arte e Educação e do Grupo Arte, Psicanálise e Educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância.

Published

2022-12-20

Issue

Section

Articles