Aspectos do teatro de Plínio Marcos: a violência invade a cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v15e22020329-338

Palavras-chave:

Crise política. Regime de exceção. Teatro brasileiro. Crítica social.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma leitura crítica acerca do que representou o teatro de Plínio Marcos como espaço de resistência à censura imposta pelo regime militar. Nesse sentido, a impossibilidade de se estabelecer um confronto direto com o sistema opressor concorre para que o teatro que escreve mimetize situações envolvendo a violência e a escatologia como termos capazes de denunciar a desigualdade social como uma espécie de calcanhar de Aquiles da ditadura. Assim, expõe de forma visível situações que têm por objetivo desestabilizar o regime e apontar para seus desmandos. Para tanto, recorremos aos exemplos das peças “Navalha na carne”, “Dois perdidos numa noite suja” e “Abajur lilás”, que nos ajudam a aprofundar a discussão acerca da relação entre violência e literatura, concorrendo com termo que agrava essa proposta de análise.

Biografia do Autor

  • Valdemar Valente Junior, Universidade Estácio de Sá

    Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pós Doutor em Literatura Brasileira pela UERJ. Professor do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos