O espetáculo da educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.19177/rcc.v1e1200618-21Palavras-chave:
Semântica, Educação a distância, Inovação tecnológica, EspetáculoResumo
O artigo apresenta elementos para a discussão teórica sobre algumas questões na educação à distância (EAD) pela internet. O principal objetivo é demonstrar as vias de espetacularização do ensino através de tecnologia do EAD pela internet. Iniciando com uma conceitualização, a primeira constatação é de que a questão atual não é mais a substituição do ensino presencial, mas a passagem da formação institucionalizada para uma troca generalizada de saberes. A discussão sobre a virtualização discorda semanticamente da visão de Pierre Lévy e evidencia as novas possibilidades de atos de leitura e de produção textual geradas pela tecnologia: assim como o cinema não poderia ter tido êxito se fosse apenas uma filmagem de cenas de teatro, o EAD pela internet espetaculariza o ensino modificando diversos recursos que em muito diferem de uma mera reprodução dos conteúdos do ensino presencial.Downloads
Publicado
2006-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.