Crise do conhecimento ou crise da universidade: uma abordagem a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • José Ernesto de Fáveri Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e22019136-159

Palavras-chave:

crise, conhecimento, reforma da universidade, consciência crítica.

Resumo

Este trabalho consiste na análise sobre a questão do conhecimento e a crise da universidade mostrando como os dois eixos estão interligados por um estreito vínculo epistemológico e ideológico. O objetivo visa abordar que as crises do conhecimento e da universidade favorece a classe minoritária em uma sociedade subdesenvolvida como é o Brasil de hoje. A estrutura do conteúdo dessa temática está distribuída em dois eixos centrais a crise do conhecimento e da universidade para manter a ideologia dominante, cuja preocupação é preservação dos privilégios de uma minoria social oriunda da péssima distribuição de renda e do conhecimento. Isto acaba favorecendo a classe dos ricos e deteriora as condições socioeconômica da classe mais pobre. Tanto o acesso ao conhecimento quanto à universidade é restrito a camada social mais rica da sociedade. Em contrapartida a dificuldade de acesso das camadas sociais mais pobres a universidade não consegue se apropriar de um conhecimento vinculado a realidade e, com isso não compreende o contexto em que se desenvolve a sua vida, produzindo a consciência ingênua que consolida a dominação e exploração sobre as massas dando origem ao fenômeno de desumanização do homem pobre. Enfim, esta temática foi organizada para que se acalente o debate em torna da crise social do conhecimento e da universidade enquanto fenômenos epistemológicos e ideológico instrumentalizados para a dominação e a exploração da minoria sobre a grande maior em sociedade.

Biografia do Autor

  • José Ernesto de Fáveri, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
    Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1980), mestrado em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995), com pesquisa teórico-prática sobre a concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Doutorado na área da Educação: Fundamentos da Educação pela USFCar(2006). Tese sobre o pensamento filosófico de Álvaro Vieira Pinto. Atualmente realiza atividades de docência, pesquisa nas áreas da educação, filosofia, desenvolvimento nacional e regional na UNIDAVI. Tem se ocupado com estudos avançados sobre o pensamento filosófico brasileiro de Álvaro Veira Pinto, tendo resgatado manuscritos e obras inéditas sobre o referido pensador, bem como tem publicado obras sobre o referido pensador. Ocupa-se também a compreender criticamente a natureza e finalidade do movimento colonialista filosófico do país. Nesta perspectiva atua nas áreas de: História, filosofia geral e aplicada, antropologia, ética, epistemologia, educação, desenvolvimento nacional e regional. A perspectiva da produção científico a médio prazo serão lançadas três obras: a) Ética e sustentabilidade; b) O perfil histórico da educação e do ensino; c) A crise social do conhecimento; d) Os elementos para pensar a inovação sustentável. Por fim, tenho um acervo completo de obras ainda inéditas sobre o pensador Álvaro Vieira Pinto aguardando financiamento para publicá-las na forma de OBRAS COMPLETAS.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Política da crise: as universidades e a crise do pensamento