Do sujeito pré-cartesiano ao contemporâneo: as novas formas de gozo do Outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/rcc.v14e1201911-21

Palavras-chave:

Declínio da lei, Sujeito, Nome-do-Pai, Outro, Gozo

Resumo

Este artigo busca analisar as relações entre o sujeito e o grande Outro a partir das transformações culturais, políticas e econômicas da história recente. Com base na atual proposição de Charles Melman, a respeito de uma nova economia psíquica organizada pelo gozo e pelo apagamento dos limites, tentamos relacionar essa condição subjetiva aos impasses que indicam a falência da instituição simbólica. Para isso, dividimos o trabalho em três secções: a primeira busca descrever o sujeito pré-cartesiano, representante da economia psíquica organizada pelo recalque. Depois, o sujeito cartesiano, marcado pelo pensamento racional e pelas ambiguidades que possibilitaram o avanço do discurso científico e o nascimento da psicanálise. Por fim, discutimos sobre o sujeito contemporâneo e sua relação com a lei e com o gozo. Refletimos sobre as possíveis consequências relativas ao declínio da ordem simbólica e questionamos o estatuto de liberdade do sujeito frente ao grande Outro.

Biografia do Autor

  • Vitor Augusto Werner dos Reis, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Graduado em psicologia e mestre em linguística pela UFSC. Psicanalista, membro da Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica e doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL na área de Texto e Discurso
  • Maurício Eugênio Maliska, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Psicanalista, membro de Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica. Psicólogo, mestre e doutor em Linguística pela UFSC, com doutorado sanduíche na École Doctorale Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse de l’Université Paris VII. Professor de Psicanálise na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Sujeito do inconsciente / Sujeito da cultura